segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Desenhos Animados

ThunderCats

ThunderCats foi uma série de animação desenvolvida por Rankin/Bass e distribuída por Lorimar-Telepictures em 1983, baseado nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation, um grupo de estúdios japoneses, incluindo a Topcraft, que mais tarde viria a formar o Studio Ghibli. A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada.
No Brasil, a série foi inicialmente exibida em 1986 até 1990 pela Globo, exibindo somente os primeiros 100 episódios dos 130 produzidos. Em 1995, Thundercats voltou a ser exibido pelo canal, no bloco TV Colosso. Nesse período também havia começado a ser exibido pela Warner Channel e pelo Cartoon Network. Em 2 de julho de 2001 passou a ser exibido pelo SBT, no programa "Bom Dia & Cia", na época apresentado por Jackeline Petkovic, desta vez, exibindo também o restante da série.

He-Man

História

He-Man vive no planeta Eternia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas. Etérnia também é repleto de seres mágicos. Enquanto o planeta é comandado pelo justo rei Randor, o vilão Esqueleto tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo, que é protegido por He-Man, nada menos que Adam, o príncipe filho de Randor.

Os mini-quadrinhos originais

Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of the Universe vinha um mini-gibi. Isto foi antes da série animada; descreviam diferenças de He-man para o conceito que seria adotado posteriormente na série animada. Por exemplo: He-Man, segundo esta origem, não tinha identidade secreta; ele era um bárbaro duma tribo de Etérnia, um mundo que experimentou um conflito chamado de a Grande Guerra, que devastou as civilizações que governaram esse mundo, deixando para trás fantástico maquinário e armas. Eventos da Grande Guerra abriram uma brecha entre as dimensões, permitindo ao perverso Esqueleto vir a Eternia (ilustrações do próprio gibi mostram que os habitantes da dimensão de Esqueleto são iguais em aparência física a ele). Como em sua versão animada, Esqueleto procura tomar o Castelo de Grayskull, cujos segredos poderão torná-lo mestre do universo. Para combater o vilão, He-man ganhou poderes e armamento da Feiticeira. Já Teela nesta versão de brinquedo tinha um elmo de naja. He-man tem uma metade da Espada do Poder; Esqueleto tem a outra metade. Quando juntas, as duas metades devem servir como chave para o Castelo de Grayskull. Nesta versão boneco, He-man tinha uma arma auxiliar, um machado, e também um escudo. A continuidade da linha de bonecos foi aberta oficialmente numa outra mídia em DC Comics Presents #47, uma publicação da DC Comics onde Superman dividia a revista com um herói convidado. Nesta história, um crossover, Superman era transportado para Eternia e era dominado por Esqueleto, e enfrentava He-man. Em 1982, a DC Comics lançou a mini-série Masters Of The Universe, que fez ajustes a história, mais parecidas a sua versão que viria na série animada da Filmation, como He-man ter a identidade de Adam.

Poderes e habilidades

He-man tem vasta força sobre-humana, cujos limites variam de episódio para episódio. Ele também possui reflexos sobre-humanos, capaz de aparar raios com sua espada. Ele não é invulnerável, mas muito resistente, suportando condições nas quais muitos humanos cairiam. Como habilidades, é capaz de feitos acrobáticos, e é invencível na luta de espada e desarmada. Ele também é um excelente piloto nos estranhos veículos de Eternia. Como arma principal, ele detém a Espada do Poder (a qual nunca usa para matar). Ele usa uma couraça em forma de "X", feita de Korodite, metal Eterniano que aumenta sua fabulosa força.
A força de He-Man é impossível de ser medida, mas sabe-se que é gigantesca. Foi demonstrada em várias ocasiões, como em uma aparição na DC Comics onde He-Man consegue trocar socos com Superman. Na série animada, He-Man realiza feitos espetaculares como: destruir um diamante somente com as mãos; segurar uma avalanche sobre o corpo; se libertar sozinho de um sarcófago de Potânio, o "metal mais forte do Universo" do seriado; destrói uma parede de 12 metros de espessura com um simples soco; entre outros.

Caverna do Dragão

Dungeons & Dragons (promovida como Caverna do Dragão no Brasil) é uma série de animação co-produzida pela Marvel Productions, TSR, e Toei Animation. Baseada no honônimo RPG, possui 27 episódios e três temporadas, transmitidos originalmente entre os anos de 1983 e 1986 pela rede norte-americana de televisão CBS.
A série conta a história de seis típicas crianças estadunidenses dos anos 80, que tentam voltar ao seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons em um passeio de montanha russa.


História

A abertura do primeiro ano da série mostra um grupo de jovens em um parque de diversões, embarcando em uma montanha russa chamada Dungeons & Dragons. Contudo, durante o passeio um portal se abre e traz o carrinho onde eles estavam para um outro mundo, no qual aparecem trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas de alguém que se apresenta como Mestre dos Magos (Dungeon Master, no original, termo também presente nos jogos de RPG que deram origem à série). A partir daí, os jovens passam por uma série de aventuras em busca de uma forma de voltar para casa, nas quais o Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as armas mágicas dos jovens com a intenção de destruir o Mestre dos Magos e tomar todo o reino.

O Reino

Não há muitas referências sobre o mundo onde ocorrem as histórias de Caverna do Dragão, sendo chamado simplesmente de "O Reino" ("Realm of Dungeons & Dragons", no original), para além do pouco que é mostrado na série. Apresenta características dos primeiros cenários para aventuras desenvolvidos para a primeira versão de Dungeons & Dragons, como os mundos de Dragonlance, Mystara, Forgotten Realms e Greyhawk. Por ter sido o primeiro mundo de D&D desenvolvido para ser jogado, Greyhawk foi aceita, por muito tempo, como a dimensão onde estavam os garotos – deve-se dizer que Greyhawk foi um suplemento de RPG criado por Gary Gygax, o produtor do desenho animado. Isso nunca foi unânime, e indícios de outros cenários indicam que, na realidade, Caverna do Dragão desenvolvia-se em um mundo de D&D próprio. Personagens de Greyhawk, como Kelek,[1] Warduke[2]("Duque Guerreiro", na dublagem brasileira) e Strongheart[3]("Coração Forte", na dublagem brasileira) fazem aparições na série. Por outro lado, protagonistas da série já fizeram aparições em outras histórias de D&D – como foi o caso de Hank e Bobby no vídeo-jogo para computador "Baldur's Gate 2".
O que se nota é a presença de diversas cidades pequenas (vilarejos ou burgos) espalhadas pelo Reino, chefiadas por pessoas denominadas "prefeitos" (ou burgo-mestres).[4][5][6][7] Há cidadelas maiores, cercadas por grandes muros e governadas como um principado ou um reino.[8][9][10] A maioria das aglomerações urbanas tem ciência do Vingador, e muitas demonstram temor e mesmo obediência a ele. No geral, essas sociedades organizam-se como feudos ou monarquias absolutistas, apesar de, especialmente nos pequenos vilarejos, ser observada uma organização mais democrática.[5][11]
A variedade de raças encontradas é enorme, a maioria podendo ser vista na primeira versão do "Livro dos Monstros" de D&D. A produção não é, todavia, totalmente fiel aos cânones de D&D. Em especial, nota-se que os anões e os gnomos são mostrados frequentemente como povos escravizados ou atemorizadas pelo Vingador ou por outros acólitos.O unico representante dos elfos presente até o momento aparece como um bufão no episódio O Salão Dos Ossos.[1][2][3][12][13] Existe apenas um último remanescente adulto dos dragões dourados no Reino;[7] os dragões dirigem-se ao Cemitério dos Dragões para morrerem. Os unicórnios, em grande parte, vivem em um local secreto chamado "Vale dos Unicórnios".[1]
Existem quatro sóis no Reino[5][12] e pelo menos três luas.[14] Ao longo da série, é possível observar toda sorte de bioma – de florestas a desertos, apesar de se notar uma quantidade maior deste último tipo.
Não raro, são descobertos portais para outras dimensões,[12] ou surgem criaturas advindas de outros mundos,[15] muito similar ao que ocorre em Planescape, outro cenário de aventuras de D&D. Ao longo do seriado, são encontradas outras pessoas originárias da Terra.[16][17] Aparentemente, o tempo no Reino corre de maneira diversa ao tempo em nossa realidade.[17]

Armas do Poder

No Reino de Caverna do Dragão há mais armas mágicas – chamadas "Armas do Poder"[18] – do que as cedidas aos protagonistas pelo Mestre dos Magos. A origem de seu poder, diferentemente de outras armas mágicas quaisquer, está no Cemitério dos Dragões, guardadas, juntamente aos ossos dos antigos dragões, pela deusa-dragoa Tiamat, que ali vive.[19] Lá, as Armas do Poder apresentam performance superior ao normal (há que se salientar, no entanto, que em um dos episódios, no qual aparece uma espécie de criatura diabólica dona de muitos Universos chamada pelo Mestre dos Magos apenas de "O Mal" ("Aquele Cujo Nome Não Deve Ser Pronunciado"), tanto o poder dele como o das armas é esgotado pela energia necessária para que todos fugissem da ameaça. Se isso as enfraqueceu, até mesmo ao Vingador quando também fugiu, o Mestre dos Magos não as poderia ter recarregado depois de sua chegada ao Mundo Subterrãneo onde ele readquiriu seus poderes, devolvendo também a força das armas mágicas dos garotos e os poderes do Vingador, uma vez que nem o Vingador nem as armas foram colocadas no mesmo lugar que o Mestre, o que pode ser considerado uma pequena brecha no enredo). Também, a depender das Armas do Poder disponíveis, é possível combinar seus poderes para abrir um portal que leve ao Cemitério dos Dragões.[19]
A energia das Armas do Poder dura em torno de trezentos anos, após o que precisam ser "recarregadas", em locais como o Salão dos Ossos: um grande palácio-mausoléu, onde haviam sido depositados os restos mortais de poderosos guerreiros. Em seu centro, um altar no formato de uma enorme caveira era capaz de reenergizar as armas. O local foi destruído pelo Vingador após os protagonistas ali recarregarem suas armas.[6] Outro local onde é possível recarregar as armas é no Portal do Amanhecer, no Mundo Subterrâneo.[13]
O Vingador ambiciona as armas dos garotos para ampliar seus poderes e assim derrotar Tiamat, abrindo caminho para dominar o mundo; não é, todavia, o único, havendo outros que a ambicionam, como Kelek o Mago.[1] Nas poucas vezes em que conseguiu capturar as armas, o Vingador as segurava em uma mão, enquanto canalizava sua magia com a outra. Tiamat apresenta especial vulnerabilidade quando é atingida por essas rajadas concentradas de magia unificadas ao poder do Vingador.[6] O Mestre do Mago também já fez uso do poder combinado das armas dos garotos.[13]
As Armas do Poder não apresentam seus poderes em nossa dimensão.[18] Algumas delas apresentam poder de autorreparo se quebradas, como o bastão de Diana e o tacape de Bobby.[13]

Outras armas mágicas

Ao longo do seriado, outras armas mágicas são encontradas, mas são extremamente raras. Não se tem certeza, todavia, se todas são especificamente Armas do Poder, como as dos garotos, ou se são artefatos mágicos diversos:[20]
  • Espada[2]– usada pelo Duque Guerreiro, é capaz de congelar instantaneamente aquilo que golpeia.
  • Espada[21] – usada por Dekion, um cavaleiro celestial do Grupo Místico, é capaz de lançar rajadas de energia.
  • Martelo de Ouro[3]– usado pelo paladino Coração Forte, é capaz de rebater rajadas mágicas, além de apresentar um poder de destruição semelhante ao tacape de Bobby e uma esfera de proteção similar ao escudo de Eric.
  • Elmo alado[3]– usado pelo paladino Coração Forte, não se sabe quais são seus poderes, pois não chega a ser utilizado durante o episódio.
  • Cimitarra[17] – usada pelo rei Rahmud, é capaz de emitir ondas sonoras destruidoras quando vibrada.
  • Espada[19]– é capaz de cortar facilmente materiais muito duros, como rocha.
  • Tridente[19]– é capaz de disparar rajadas de energia.
  • Rede[19]– é capaz de regenerar a saúde de quem for coberto por ela.
  • Chicote[19]– é capaz de criar um chicote energético de comprimento variado.
  • Bastão mágico[19]– é capaz de emitir rajadas de energia.
  • Mangual[19]– é capaz de criar furacões.

Personagens

Protagonistas

Os seis garotos que brincavam no carrinho de montanha-russa quando foram transportados para o outro mundo, chamado simplesmente de "Reino" (no original, "Realm of Dungeons & Dragons"), são os protagonistas da série. Lá, conhecem o Mestre dos Magos, que os guia em suas desventuras, fornecendo informações e, por vezes, equipamentos, como as armas do poder, tão cobiçadas pelo Vingador. Cada um deles representa, de certa forma, uma das principais classes de personagem da primeira edição de Dungeons & Dragons, o que é claramente definido quando o Mestre dos Magos lhes atribuem "apelidos", após entregar suas Armas do Poder.
  • Eric Montgomery (cavaleiro): tem a mesma idade de Hank[15][carece de fontes?],é o vice-líder, apesar de ser muito imaturo. Filho de pais ricos, é constantemente arrogante e egoísta, preocupado mais consigo e com uma chance real de retornarem para casa. Devido a sua natureza, coloca o grupo muitas vezes em perigo,mas diversas vezes se arriscou pra salvá-los. Recebeu um poderoso escudo que o protege contra ataques mágicos ou físicos; esse escudo pode criar campos-de-força para defender uma pequena área em seu entorno.Teoricamente o escudo poderia ser arremessado como o escudo do Capitão América,mas nunca houve uma chance de se mostrar isso. Ao longo do seriado, Eric tem suas feições transformadas como consequência de seu comportamento: um burro,[21] uma fera do pântano,[22] um macaco de cara azul[8] e até um Mestre dos Magos.[23] Apesar de detestar o mundo de Caverna do Dragão, já demonstrou interesse em ficar no Reino e ter uma queda por Karena,a (suposta)irmã do Vingador.Parece ser capaz de entender o que Uni diz.[8] Seu maior medo é ser motivo de piada.[21]
  • Henry "Hank" Grayson (ranger): o mais velho do grupo[15][carece de fontes?], assumiu a função de líder, ainda que hesitante.[13] Nutre afeição por Sheila[10][13] e sente certa culpa por ter permitido que seus amigos entrassem no Reino. Recebeu um arco mágico capaz de criar flechas energéticas, que podem ser esticadas, dobradas ou até mesmo utilizadas como corda. Seu maior medo é não ser um bom líder.[21]
  • Diana Curry (acrobata): extremamente confiante e centrada, já apresentava habilidades acrobáticas no mundo real.[10] Recebeu um bastão, usado em saltos e acrobacias. Tão flexível quanto as flechas de Hank, o bastão pode regenerar-se se quebrado. Seu maior medo é envelhecer.[21] Seu pai é um astrônomo.[13][24] No Reino, sua grande paixão foi Kosar.Adora tirar sarro dos inimigos e é sempre a primeira a mandar Eric se calar.[13]
  • Sheila O'Brien (espiã): irmã mais velha de Bobby, o qual procura proteger. Corresponde à afeição que Hank tem por ela.[10][13] Recebeu uma capa com capuz que lhe dá invisibilidade. Por razões estranhas, compreende a língua das fadas.[2] Seu maior medo é ficar sozinha.[21]
  • Presto (mago): o mais jovem depois de Bobby[carece de fontes?], seu nome verdadeiro é Albert Sidney[carece de fontes?], sendo "Presto" uma alcunha – não se sabe se criada pelo Mestre dos Magos ou por seus amigos. É tão inseguro quanto um garoto recém-saído da infância, e sua falta de habilidade física e timidez lhe dão o estereótipo do "nerd". Suas atrapalhadas, quando não catastróficas, costumam ser motivo de chacota do grupo, especialmente de Eric. Já demonstrou sua vontade de ficar no Reino.[4] Recebeu um chapéu de feiticeiro, do qual podem ser retirados objetos e magias aleatórias. O poder do chapéu não é inteiramente dominado por seu dono, que em determinada altura do seriado passa a recitar versos ao utilizar a arma. Presto não gostava das aulas de educação física, no mundo real;[7] ainda em nossa realidade, Presto já gostava de realizar truques de magia.[17] Seu maior medo é perder seus óculos e não conseguir enxergar.[21] No Reino, sua grande paixão foi Varla.[11]
  • Robert "Bobby" O'Brien (bárbaro): o mais jovem do grupo, é o irmão caçula de Sheila. Impetuoso, demonstra temeridade inconsequente, o que por vezes cria problemas para o grupo. Sabe da afeição que Hank sente por sua irmã[carece de fontes?], mas isso não o impede de tê-lo como amigo. Não costuma ter paciência com Eric, e afeiçoou-se de maneira especial por Uni. Recebeu um tacape, cujo golpe é muito forte, sendo capaz de quebrar pedras e até criar pequenos abalos sísmicos.Como Eric,parece compreender a linguagem dos unicórnios, ou, pelo menos, o que Uni procura dizer. Seu maior medo é ser tratado feito criança.[21]

Coadjuvantes

Para além dos seis jovens, o seriado conta com uma pequena gama de personagens secundárias, porém constantes:
– De onde o senhor veio?
– De algum lugar entre lá e aqui.

Presto e Mestre dos Magos[4]
  • Mestre dos Magos: espécie de mestre de RPG ("Dungeon Master"), é o guia dos garotos. Não se conhece seu nome verdadeiro, sendo "Mestre dos Magos" uma espécie de cargo.[23] Suas informações cifradas ocultam suas reais intenções, e por vezes seus motivos se demonstram dúbios. No intento de ajudar o grupo a retornar a seu mundo, acaba por utilizá-los para enfrentar as forças ocultas do Reino, especialmente o Vingador, e assim restaurar o equilíbrio entre ordem e caos. Zandora, antiga amiga do Mestre dos Magos, compartilha grande semelhança física com ele.[18] Ele possui uma espécie de energia vital que, se esgotada, faz com que ele morra e seu corpo desapareça.[13]
  • Uni: uma filhote de unicórnio aparentemente órfã, que se torna a mascote das personagens e tem afeto especial de Bobby. Não domina plenamente os poderes mágicos auferidos por seu chifre, especialmente a capacidade de se teletransportar uma vez ao dia.[1] Consegue esboçar algumas palavras, em meio ao seu balido típico. Por pertencer ao Reino, não pode acompanhar os garotos de volta ao mundo real.[18]

Antagonistas

  • Vingador: um feiticeiro maléfico, opressor de diversos povos e raças, com grandes habilidades místicas. Ao longo do seriado, o Mestre dos Magos dá a entender que o Vingador já foi uma boa pessoa há muito tempo, e que o vilão se demonstrou o maior de seus erros;[9] no Cemitério dos Dragões, o Mestre dos Magos chega a chamá-lo de "meu filho".[19] O Vingador tenta dominar plenamente o Reino e derrotar Tiamat, e, para tanto, deseja as Armas do Poder dos garotos para ampliar seus poderes. Entre os que compõem seu exército, encontram-se orcs. O Vingador tem mais de mil anos[4][16] e é especialmente vulnerável a um tipo de joia conhecida como "coração-de-pedra".[14] Aparentemente, o Vingador usufrui de algum tipo de imortalidade que lhe garante o retorno à vida mesmo quando seu corpo é, temporariamente, destruído.[3][6][14][16] Ao longo do seriado, diferentes castelos são mostrados como morada do Vingador; especificamente em um, é possível ver uma estátua do Vingador com dois chifres.[23] Apesar de sua natureza malévola, o Vingador já foi capaz de demonstrar certa justeza para com os garotos.[9][13][19] Ele serve a uma entidade malévola conhecida em nosso mundo como "O Mal", e cognominado no Reino como "Aquele-Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado":[13] uma entidade multidimensional de enormes poderes. Diferentemente das Armas do Poder ou de criaturas advindas do Reino, como Uni, o Vingador é capaz de invadir o mundo real e fazer uso de sua magia.
  • Demônio das Sombras: outra personagem recorrente, serve ao Vingador como seu informante. Apenas mais adiante na série passa a interagir com os garotos,[18] inicialmente os espreitando sem que eles tenham ciência. É extremamente leal a seu mestre, pelo qual nutre profundo temor.
  • Tiamat: é uma terrível deusa-dragoa de cinco cabeças, cada qual representando uma das raças de dragões cromáticos da primeira versão de D&D – vermelha, azul, verde, preta e branca. Tiamat vive no Cemitério dos Dragões, como guardiã dos ossos dos antigos dragões que ali se dirigiram para morrer, bem como de algumas armas mágicas como as que o Mestre dos Magos deu aos garotos.[19] É temida até pelo Vingador. Mesmo Tiamat é vulnerável à dragonbane, uma erva letal para os dragões.[9] Também, é capaz de realizar viagens interdimensionais, criando portais.[19] Tiamat compreende a linguagem comum dos humanos.

Secundárias

Apesar da série apresentar uma gama enorme de personagens secundárias, a maioria aparecendo em apenas um episódio da série, algumas se destacam por serem figuras recorrentes dos mundos de Dungeons & Dragons. Entre essas, devem ser citadas Warduke[2](ou "Duque Guerreiro"), Strongheart o Paladino[3](ou "Coração Forte") e Kelek o Mago,[1] todas personagens originais de Greyhawk.

A série

O desenho possui várias referências ao universo do jogo Dungeons & Dragons, e da sua fonte de inspiração, os romances e contos de J.R.R. Tolkien. Apesar do enorme sucesso do desenho, especialmente no Brasil, a série foi cancelada, fato este explicado pelo produtor Gary Gygax em entrevista exclusiva para a edição 3 da revista Herói 2000 (novembro de 1999, Conrad Editora), escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa:
Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida.[carece de fontes?]
Diga-se de passagem que a idéia de encerrar séries animadas sem final e abruptamente era uma estratégia relativamente comum nos anos 80, praticada pelos grandes estúdios de animação na época. Assim, guardava-se uma carta na manga e abria-se expectativas para um futuro retorno, quando fosse conveniente.
Prova disso são as refilmagens e "remakes" de desenhos, personagens e séries famosas do passado, verdadeiros "Blockbusters" de cinema que ganham projeção cada vez maior entre o público jovem. Homem-Aranha, Spirit, Quarteto Fantástico, Sin City, Hulk, Homem de Ferro… A lista de personagens e caracteres não tem fim, e o filão não dá mostras de se esgotar.
Como o último episódio da terceira temporada não deu continuidade ao enredo da série, há até os dias de hoje muita curiosidade e especulação em torno do motivo pelo qual não foi exibido o episódio final, o que gerou um famoso e bizarro boato.

O último episódio

No final dos anos 90, circulou na Internet um rumor de que o último episódio da série teria sido vetado por sua assombrosa revelação: na verdade, as personagens do desenho já estariam mortas desde o primeiro episódio, devido a um terrível acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram[carece de fontes?]. Os meninos teriam sido mandados ao Inferno, sendo o Mestre dos Magos e o Vingador as duas faces de um mesmo ser demoníaco, capaz de oferecer esperança e temor em um processo de crescente agonia psicológica[carece de fontes?]. O boato ainda afirma que o dócil unicórnio Uni seria um agente espião, eventualmente responsável por impedir os meninos de regressar ao seu mundo[carece de fontes?].
De tão famoso, o boato pôs em evidência os criadores da série, entre eles o roteirista Mark Evanier, que também falou para a revista Herói 2000:
Isto é totalmente falso! Apesar de vários possíveis finais terem sido discutidos, nenhum último episódio foi produzido de fato.[carece de fontes?]
Outro escritor, Michael Reaves, roteirista de sete episódios, complementa na mesma reportagem:
Caverna do Dragão foi um desenho altamente sombrio para a sua época – tanto quanto foi Gárgulas nos anos 1990. Nós o levamos o mais longe que era possível para um programa infantil". (…) "Os garotos não ficaram presos no inferno, nem o Mestre dos Magos é o demônio ou coisa parecida. Essa história toda é absurda.[carece de fontes?]
Michael Reaves foi o escritor daquele que, ao menos em script, é o final oficial das aventuras de Caverna do Dragão, tendo sido concebido pouco antes do cancelamento da série. Veja a sinopse:
O episódio inicia com os seis garotos enfrentando uma hidra. O Mestre dos Magos aparece durante a briga mas se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento geral. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois (Eric, Presto e Sheila de um lado e Hank, Bobby, Diana e Uni do outro). Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por uma ameba gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e se revela filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares. O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para a Terra, deixando aí o espaço para uma continuação na temporada seguinte.[25]

Referências

  1. a b c d e f O Vale dos Unicórnios, episódio 04, ano 1.
  2. a b c d e Em Busca do Mestre dos Magos, episódio 05, ano 1.
  3. a b c d e f O Servo do Mal, episódio 08, ano 1.
  4. a b c d A Noite Sem Amanhã, episódio 01, ano 1.
  5. a b c O Olho do Observador, episódio 02, ano 1.
  6. a b c d O Salão dos Ossos, episódio 03, ano 1.
  7. a b c As Mágicas Desastrosas de Presto, episódio 13, ano 1.
  8. a b c O Jardim de Zinn, episódio 10, ano 1.
  9. a b c d O Tesouro de Tardos, episódio 15, ano 2.
  10. a b c d O Filho do Astrólogo, episódio 21, ano 2.
  11. a b A Última Ilusão, episódio 19, ano 2.
  12. a b c A Prisão sem Muros, episódio 07, ano 1.
  13. a b c d e f g h i j k l O Portal do Amanhecer, episódio 22, ano 3.
  14. a b c O Traidor, episódio 17, ano 2.
  15. As Crianças Perdidas, episódio 12, ano 1.
  16. a b c O Sonho, episódio 14, ano 2.
  17. a b c d A Cidade à Margem da Meia-Noite, episódio 16, ano 2.
  18. a b c d e A Caixa, episódio 11, ano 1.
  19. a b c d e f g h i j k l O Cemitério dos Dragões, episódio 20, ano 2.
  20. Nota:são listadas as armas em ordem de aparição ao longo do seriado.
  21. a b c d e f g h A Procura do Esqueleto Guerreiro, episódio 09, ano 1.
  22. A Bela e a Fera do Pântano, episódio 06, ano 1.
  23. a b c O Dia do Mestre dos Magos, episódio 18, ano 2.
  24. Na dublagem brasileira, é dito que seu pai é um astrólogo.
  25. Michael Reaves.

 

Os Smurfs

Os estrumpfes (no Brasil, smurfs, e também "strunfs" no início das publicações), ou Les Schtroumpfs em francês, são personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford (Peyo). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.
No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs.

Histórico de publicação

Em 1952, Peyo havia criado uma série de quadrinhos chamada Johan e Peewit para o Le Journal de Spirou. Tratava das aventuras da Idade Média de um cavaleiro chamado Johan e de seu escudeiro anão Peewit. Na história "La flûte à six trous" (A Flauta de 6 estrumpfes), de 1958, a dupla descobre a existência dos Smurfs, que passam a ter sua própria série de quadrinhos em 1959, fazendo mais sucesso que seus antecessores. Os smurfs diariamente, encantaram milhares de crianças brasileiras todas as manhãs.

Os Smurfs como personagens

 

São governados pelo sábio "Grande Estrumpfe" (no Brasil, Papai Smurf, ou Grande Strunf no início das publicações), que tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros estrumpfes.
As únicas personagens femininas são a loira Estrumpfina (Smurfete) e a menina Sassete, apesar disso no filme que será produzido pela Sony, aparecem várias smurfs do sexo feminino. Outros personagens marcantes são Gênio, o estrumpfe dos óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo e o estrumpfe Resmungão (Smurf Ranzinza, no Brasil), tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cómico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto.

Gargamel

Nos arredores da aldeia dos estrumpfes (smurfes), vive o feiticeiro e alquimista Gasganete (Gargamel) e seu gato Azrael (Cruel). O feiticeiro persegue os estrumpfes (smurfes). Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs errando por sua casa e floresta N vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). Na dublagem brasileira, foi dublado por Orlando Drummond.

 

Lista de Smurfs conhecidos

 

A aparencia geral dos Smurfs (exceto quando indicado) é o barrete e calças brancas.
  • Papai Smurf (Papa smurf): O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.
  • Smurfette: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfete resolveu ficar para sempre com os Smurfs.
  • Robusto (Hefty Smurf): o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.
  • Gênio (Brainy Smurf): Smurf estudioso, aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros. Usa óculos.
  • Joca (Jokey): é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.
  • Ranzinza (Grouchy Smurf): é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".
  • Preguiça: é o que vive dormindo.
  • Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres.
  • Fominha: o glutão.
  • Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.
  • Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos.
  • Habilidoso: inventor e conserta tudo. Usa lápis na orelha.
  • Assustado: o medroso.
  • Sujão: o que adora sujeira.
  • Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.
  • Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.
  • Poeta: o que declama poesias.
  • Natural: o ranger. Usa pena no barrete.
  • Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.
  • Fazendeiro: cultiva plantações.
  • Arquiteto: cria as casas de cogumelos dos Smurfs.
  • Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.
  • Ninguem: um smurf que aparece apenas em um episódio, e não demonstra habilidade com nada, apesar dos inúmeros esforços de tentarem descobrir no que ele seria bom. Ao final do capítulo, ao salvar a vila de gargamel, passa a ser chamada de "alguém"

The Simpsons

 

The Simpsons (br: Os Simpsons; pt: Os Simpson na FOX,ou Os Simpsons, na RTP 2 e na versão em DVD) é uma famosa sitcom animada norte-americana criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americana, a televisão e vários aspectos da condição humana.
Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 464 episódios, e já tem mais uma temporada à ser exibida.[4]. O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.

Personagens

A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield (em Portugal, chamada de Central Nuclear de Springfield). Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala - sua primeira palavra foi "daddy", no episódio "Lisa's first word" - mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série (que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa, no episódio "Smart and Smarter").
Completam a família um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel (em Portugal, Santa's Little Helper), além de um gato chamado Bola de Neve II (em Portugal, Snowball II). Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.

 


 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário