quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vai um pouco de sangue ai???

Vampiro

 

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitologia, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Segundo a lenda, vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano. Alguns pontos em comum são o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser posto em torpor temporário por uma estaca no coração. Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso de objetos com valor sagrado tais como hóstia consagrada, rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc.
Histórias sobre vampiros são bastante antigas e aparecem na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus. Contudo as referências mais antigas a seres vampíricos vêm do Antigo Egipto, destacando-se nesta mitologia a sanguinária Sekhmet e o Khonsu do Pre-Dinástico, como é bem visível na tradição vampírica da Aset Ka.

 

Ocultismo

O vampirismo é também uma vertente obscura e misteriosa dos estudos ocultistas, baseado em espiritualidade predatória. Os conceitos de vampirismo sob esta análise distinguem-se do vampirismo observado na ficção bem como os conceitos espalhados pela sua mitologia. É uma antiga tradição de mistérios, em que os seus defensores referem que data desde os tempos do Antigo Egipto. Grande parte do conhecimento sobre esta tradição, denominada por Asetianismo, são mantidos por uma antiga ordem de mistérios que dá pelo nome de Aset Ka, cuja influência na sociedade ocultista é reconhecida a nível internacional, e cuja sede em Portugal encontra-se localizada na cidade do Porto.
O livro central relativo à tradição vampírica é a Asetian Bible, a Bíblia Asetiana, cuja versão de acesso público foi publicada em 2007 pela Aset Ka e escrita por Luis Marques, um autor de origem Portuguesa reconhecido internacionalmente como especialista em simbologia antiga, mitologia e religião. O texto explora toda a componente filosófica e espiritual da tradição Asetiana, bem como as suas práticas metafísicas e rituais religiosos de origem Egípcia, com grande influência do simbolismo milenar do Médio Oriente. Toda a cultura vampírica é assim analisada ao pormenor, bem como a evolução do arquétipo vampírico desde os tempos antigos até aos modernos e onde a influência do simbolismo vampírico é explorado na forma como influênciou a sociedade ao longo dos tempos.

 

Na Literatura

Voltaire chegou a escreveur uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro: "Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. " Rousseau escreveu também em uma carta ao Arcebispo de Paris: ‘Se alguma vez existiu no mundo uma história provada e digna de crédito, é a dos Vampiros. (…) Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, clérigos e juízes. A prova jurídica abarca tudo. Com tudo isto, quem acredita, pois, nos Vampiros?’. Karl Marx compara o capitalista com o vampiro: "o capital é trabalho morto que, como um vampiro, vive somente de sugar o trabalho vivo e, quanto mais vive, mais trabalho suga (…) o prolongamento do dia de trabalho além dos limites do dia natural, pela noite, serve apenas como paliativo. Mal sacia a sede do vampiro por trabalho vivo (…) o contrato pelo qual o trabalhador vendeu ao capitalista sua força de trabalho prova preto no branco, por assim dizer, de que dispôs livremente de si mesmo. Concluído o negócio, descobre-se que ele não era um 'agente livre', que o momento no qual vendeu sua força de trabalho foi o momento no qual foi forçado a vendê-la, que de fato o vampiro não largará a presa 'enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue a ser explorada' (citação de um texto de 1845 de Friedrich Engels).
"Os vampiros mais famosos no campo da literatura e das Artes são Drácula de Bram Stoker,Lestat_de_Lioncourt de Anne Rice e o filme Nosferatu, de Phanton der Natch. A partir de 2000 houve uma nova explosão da literatura vampira, e suas conseqüentes adaptações para o cinema e tv, como por exemplo, a série Diários de Vampiro, da autora L.J. Smith, onde os irmão protagonistas são interpretados por Ian somerhalder e Paul Wesley. Mídias diversas
No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca, Natasha, a vampira roqueira vivida por Cláudia Ohana, a Liz Vamp filha do Zé do Caixão com uma Vampira cigana inglesa chamada de Elizabeth Hart (Segundo a Liz, o pai não gosta de Vampiros, mas o convenceu a deixar que ela fosse vampira, criando a história que o Zé do Caixão havia tido uma filha com uma vampira) e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira).
Em 2000, o escritor brasileiro André_Vianco ganhou visibilidade através de seus livros baseados em histórias de vampiros, como Os Sete, Sétimo, O Vampiro Rei, e outros. Os Livros, todos ambientados no Brasil começam a trama tratando dos Vampiros do rio d'ouro, vampiros medievais portugueses acordados de seu sono vampírico em nossos dias e vai até um futuro "pós-apocalipse vampiro", ganharam um público considerável.

 

Autores

Algumas das obras mais significativas acerca do universo vampírico são as seguintes:
  • John Polidori (The Vampyre, 1819) É geralmente considerado o progenitor da literatura com vampiros. O conto foi escrito em Genebra, por ocasião de uma competição de contos de terror sugerida por Lord Byron.O livro de Polidori teve uma enorme influência em Bram Stoker.
  • H. G. Wells (The Flowering of the Strange Orchild, 1894)
  • Nayla de Souza (Jason Carter, 2005/2009 - Fragmentos de seu diário em sincronismo com a história, relata a descoberta do primeiro amor de um vampiro.)
(Entrevista com Vampiro , 1976)
(O vampiro Lestat,1985)
(A Rainha dos Condenados,1988)
(A História do Ladrão de Corpos ,1992)
(Memnoch ,1995)
(O Vampiro Armand ,1998)
(Merrick ,2000)
(Sangue e Ouro ,2001)
(A Fazenda Blackwood,2002)
(Cântico de Sangue ,2003)
(Os Sete, 2000)
(O Senhor da Chuva, 2001)
(Sétimo, 2002)
(Bento, 2003)
(O Vampiro - Rei Vol.1, 2004)
(O Vampiro - Rei Vol.2, 2005)
(O Turno Da Noite, Os Filhos De Setimo Vol.1, 2006)
(O Turno Da Noite, Revelações Vol.2 2006)
(O Turno Da Noite, O Livro de Jó Vol.3, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 1, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 2, 2007)
(O Clube dos Imortais, 2006)
(Diário da Sibila Rubra, 2008)
(Vampire Academy - O beijo das sombras)
(Frostbite - Aura Negra)
(Shadow Kissed - Sem Nome definido no Brasil)
(Blood Promise - Sem nome definido no Brasil)
(Spirit Bound - Sem nome definido no Brasil)
(Last Sacrifice - Sem nome definido no Brasil)
(Morto até o anoitecer ,Ediouro, 2009)
(Vampiros em Dallas, Arx, 2009)
(Club dead ,2003)
(Dead to the world ,2004)
(Dead as a doornail ,2005)
(Definitely dead ,2006)
(All together dead ,2007)
(From dead to worse ,2008)
(Dead and gone ,2009)
(Dead in the family , 2010)
(A Gangue dos Vampiros, 2010)

 

No cinema

Os vampiros tem uma grande influência no cinema de vários países.
  • Blade - Trilogia
Nesta trilogia, Wesley Snipes interpreta o meio-vampiro (Dhampir) Blade, caçador de vampiros que protege a raça humana.


  • Entrevista com o Vampiro
Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro conta a historia de Louis de Point du Lac, um belo jovem que é assediado por Lestat. Lestat é um vampiro, que recebeu a maldição sem ao menos saber como funcionava, e desde então todos a quem ele pretende "transformar", é dada a escolha da morte ou da vida eterna como Vampiro.
O filme passa-se durante um relato feito por Louis a um repórter, contando a historia de sua vida ao longo dos séculos. Mostra principalmente o paradoxo vivido por ele, que tendo se tornado um monstro, tenta manter seu lado "humano" soberano.

  • Buffy the Vampire Slayer

     

    Buffy the Vampire Slayer (no Brasil Buffy, a Caça-Vampiros e Portugal Buffy - A Caçadora de Vampiros) é um filme de 1992 dirigido por Fran Rubel Kuzui sobre uma líder de torcida do ensino médio que descobre que seu destino é caçar vampiros. O filme é uma paródia de filmes de terror e seus inúmeros clichés. Foi escrito por Joss Whedon, quem posteriormente criou a mais sombria e aclamada série de televisão do mesmo nome, estrelando Sarah Michelle Gellar como Buffy. O filme teve um sucesso moderado nas bilheterias e recebeu reviews médios dos críticos.


  • Drácula 2000 (A Trilogia)
O início se dá com um grupo de ladrões high tech que prova a inexistência de sistemas de segurança invioláveis. Ao invadir a loja de antigüidades, eles esperam encontrar peças valiosas, ouro e dinheiro. Mas deparam apenas com uma velha cripta de prata e resolvem levá-la embora.
Não têm a menor idéia do que estão carregando e de que vão entrar na maior encrenca de suas existências. Ao retornar à vida, o Drácula (Gerard Butler, de Sua Majestade - Mrs. Brown) moderno passa a buscar a mulher de sua vida, aquela que foi criada para ele.


  • Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002)
Continuação do Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro O vampiro Lestat reinventou a si mesmo e agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha, a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção. Mas assim como a música de Lestat inspira Akasha, que deseja fazer dele seu rei, ela também faz com que Jesse, uma jovem fascinada pelo lado negro da vida, se apaixone por Lestat.


  • Anjos da Noite (Underworld, 2003)
O filme conta a história da guerra sangrenta e milenar entre Vampiros e Lycans (lobisomens). A história é a missão de Selene, uma vampira, descobrir porque Michael, um humano, é perseguido pelos lycans. Quando Michael é transformado em lycan, a guerra, até então apagada pela suposta morte de Lucian, o senhor dos Lycans, é novamente travada. No decorrer da história, eles se apaixonam, e infrigem as regras de suas espécies, tornando Michel o primeiro híbrido (metade vampiro, metade lycan, mais forte que ambos) da história.


  • Van Helsing 

     

Van Helsing (br: Van Helsing - o Caçador de Monstros) é um filme americano de terror e aventura, que apresenta uma nova versão da história do Drácula e Fábio [(The Monster)] junto com os seus amigos Bram Stocker, Frankenstein de Mary Shelley, com os recursos da computação gráfica. Filmado principalmente em Praga, teve orçamento de 95 milhões de dólares.

No final do século XIX o mundo encontra-se em ferrenho combate às mais estranhas criaturas e monstros. Cenário sombrio, desconhecido da maioria dos mortais, as forças das trevas são diturnamente combatidas pelas forças do bem - reunidas numa associação secreta que tem como sede o próprio Vaticano.
  • Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992)
Conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, tem sua noiva Elisabetha enganada: esta crê que seu amado morreu e então atira-se no rio chamado "Princesa". Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia e renega a Deus, à igreja e, jurando só beber sangue a partir daquele momento, sendo assim condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo. Quatro séculos se passam, e ele redescobre a reencarnação de Elizabetha, em Londres, agora conhecida como Wilhelmina Murray (Mina). Jonathan Harker, noivo de Mina, parte a trabalho para a mansão do Conde Drácula, onde irá vender dez terrenos na área de Londres para este estranho Conde. Lá é feito prisioneiro, enquanto o conde se encaminha à Inglaterra para reencontrar sua amada. O resto do filme consiste em uma busca desesperada e sofrida do amante para reconquistar sua amada. É a mais fiel adaptação do livro de Brem Stoker.


Os Novos Vampiros

Recentemente, vampiros adolescentes têm ocupado muitos títulos nas livrarias. Alguns fogem à tradição, outros são mais fiéis. Dentre as mais famosas séries literárias da atualidade, vale destacar:

 

The Vampire Diaries

 

Lançada originalmente em 1991, tendo como autora Lisa Jane Smith, Diários do Vampiro narra a história dos vampiros Stefan e Damon, que são extremamente charmosos, e vivem um triângulo amoroso com a mortal Elena Gilbert. Podem sim queimar e virar pó ao sol, o que é evitado através do uso de um anel. Recentemente, L.J. Smith acusou a norte-americana Stephenie Meyer de plágio,[6] , por ver similaridades nas sagas vampirescas, uma vez que Smith lançou sua série em 1991 e Meyer em 2005. Em Os Diários do Vampiro, os vampiros dormem e comem, seguindo a tradição destes imortais.

 

Série Crepúsculo

 

Em 2005 uma nova série literária sobre vampiros foi lançada, se tornando rapidamente um fenômeno: a Saga Crepúsculo cuja autoria é de Stephenie Meyer. A história gira em torno de Isabella Swan (Bella), uma adolescente que se muda de Phoenix para Forks, em Washington, e acaba apaixonando-se por Edward Cullen, um vampiro. A série vendeu cerca de 100 milhões de cópias ao redor do mundo.[7] Os vampiros criados por Meyer são bem diferentes do estereótipo dos velhos vampiros, o que foi bastante criticado. Aqui eles não são mortos por alho ou crucifixo, tampouco morrem na luz do sol (eles, na verdade, brilham). São incrivelmente bonitos, morrem apenas esquartejados e em seguida queimados. Outra peculiaridade é que os vampiros que bebem sangue humano têm os olhos vermelho-vivos, enquanto os bons, como a família Cullen e o clã Denali, por beberem sangue animal, têm os olhos dourados.

 

House of Night

No ano de 2007 chegou às livrarias a série House of Night. A história foi criada por P.C. Cast, com co-autoria de sua filha Kristin Cast. O primeiro livro, Marcada, introduz Zoey Redbird, uma adolescente de 16 anos, que é literalmente "Marcada" e tem que se mudar para a Morada da Noite. Com previsão de oito livros, a saga conquistou milhares de fãs.

 

True Blood

 

Charlaine Harris é autora de True Blood. Viu o sucesso chegar quando teve os direitos de adaptação de sua obra adquiridos pela HBO e viu sua série de vampiros transformada em sucesso. Cada livro de sua obra fala sobre Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata de Louisiana, amiga de vampiros, lobisomens e diversas outras criaturas estranhas. Na trama, numa nova era de evolução científica, os vampiros conseguiram deixar de ser monstros lendários para se tornarem cidadãos comuns. Essa mudança, que aconteceu do dia para a noite, deve-se a cientistas japoneses, que inventaram um sangue sintético, fazendo com que os humanos deixassem de ser o seu prato principal.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário