Vampiro
O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitologia, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Segundo a lenda, vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano. Alguns pontos em comum são o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser posto em torpor temporário por uma estaca no coração. Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso de objetos com valor sagrado tais como hóstia consagrada, rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc.
Histórias sobre vampiros são bastante antigas e aparecem na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus. Contudo as referências mais antigas a seres vampíricos vêm do Antigo Egipto, destacando-se nesta mitologia a sanguinária Sekhmet e o Khonsu do Pre-Dinástico, como é bem visível na tradição vampírica da Aset Ka.
Ocultismo
O vampirismo é também uma vertente obscura e misteriosa dos estudos ocultistas, baseado em espiritualidade predatória. Os conceitos de vampirismo sob esta análise distinguem-se do vampirismo observado na ficção bem como os conceitos espalhados pela sua mitologia. É uma antiga tradição de mistérios, em que os seus defensores referem que data desde os tempos do Antigo Egipto. Grande parte do conhecimento sobre esta tradição, denominada por Asetianismo, são mantidos por uma antiga ordem de mistérios que dá pelo nome de Aset Ka, cuja influência na sociedade ocultista é reconhecida a nível internacional, e cuja sede em Portugal encontra-se localizada na cidade do Porto.O livro central relativo à tradição vampírica é a Asetian Bible, a Bíblia Asetiana, cuja versão de acesso público foi publicada em 2007 pela Aset Ka e escrita por Luis Marques, um autor de origem Portuguesa reconhecido internacionalmente como especialista em simbologia antiga, mitologia e religião. O texto explora toda a componente filosófica e espiritual da tradição Asetiana, bem como as suas práticas metafísicas e rituais religiosos de origem Egípcia, com grande influência do simbolismo milenar do Médio Oriente. Toda a cultura vampírica é assim analisada ao pormenor, bem como a evolução do arquétipo vampírico desde os tempos antigos até aos modernos e onde a influência do simbolismo vampírico é explorado na forma como influênciou a sociedade ao longo dos tempos.
Na Literatura
Voltaire chegou a escreveur uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro: "Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. " Rousseau escreveu também em uma carta ao Arcebispo de Paris: ‘Se alguma vez existiu no mundo uma história provada e digna de crédito, é a dos Vampiros. (…) Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, clérigos e juízes. A prova jurídica abarca tudo. Com tudo isto, quem acredita, pois, nos Vampiros?’. Karl Marx compara o capitalista com o vampiro: "o capital é trabalho morto que, como um vampiro, vive somente de sugar o trabalho vivo e, quanto mais vive, mais trabalho suga (…) o prolongamento do dia de trabalho além dos limites do dia natural, pela noite, serve apenas como paliativo. Mal sacia a sede do vampiro por trabalho vivo (…) o contrato pelo qual o trabalhador vendeu ao capitalista sua força de trabalho prova preto no branco, por assim dizer, de que dispôs livremente de si mesmo. Concluído o negócio, descobre-se que ele não era um 'agente livre', que o momento no qual vendeu sua força de trabalho foi o momento no qual foi forçado a vendê-la, que de fato o vampiro não largará a presa 'enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue a ser explorada' (citação de um texto de 1845 de Friedrich Engels)."Os vampiros mais famosos no campo da literatura e das Artes são Drácula de Bram Stoker,Lestat_de_Lioncourt de Anne Rice e o filme Nosferatu, de Phanton der Natch. A partir de 2000 houve uma nova explosão da literatura vampira, e suas conseqüentes adaptações para o cinema e tv, como por exemplo, a série Diários de Vampiro, da autora L.J. Smith, onde os irmão protagonistas são interpretados por Ian somerhalder e Paul Wesley. Mídias diversas
No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca, Natasha, a vampira roqueira vivida por Cláudia Ohana, a Liz Vamp filha do Zé do Caixão com uma Vampira cigana inglesa chamada de Elizabeth Hart (Segundo a Liz, o pai não gosta de Vampiros, mas o convenceu a deixar que ela fosse vampira, criando a história que o Zé do Caixão havia tido uma filha com uma vampira) e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira).
Em 2000, o escritor brasileiro André_Vianco ganhou visibilidade através de seus livros baseados em histórias de vampiros, como Os Sete, Sétimo, O Vampiro Rei, e outros. Os Livros, todos ambientados no Brasil começam a trama tratando dos Vampiros do rio d'ouro, vampiros medievais portugueses acordados de seu sono vampírico em nossos dias e vai até um futuro "pós-apocalipse vampiro", ganharam um público considerável.
Autores
Algumas das obras mais significativas acerca do universo vampírico são as seguintes:- Samuel Taylor Coleridge (Christabel, 1797/1800)
- Lord Byron (The Giaour, 1813)
- John Polidori (The Vampyre, 1819) É geralmente considerado o progenitor da literatura com vampiros. O conto foi escrito em Genebra, por ocasião de uma competição de contos de terror sugerida por Lord Byron.O livro de Polidori teve uma enorme influência em Bram Stoker.
- E.T.A. Hoffmann (Aurelia, 1820)
- Nikolai Gogol (Viy, 1836)
- Théophile Gautier (La Morte amoureuse, 1843)
- Alexei Tolstoy (The Family of the Vourdalak, 1843)
- Alexandre Dumas (The Pale-faced Lady, 1848)
- Richard Burton (Vikram and the Vampire, 1870)
- Sheridan Le Fanu (Carmilla, 1872)
- Fergus Hume (A Creature of the Night, 1891)
- H. G. Wells (The Flowering of the Strange Orchild, 1894)
- Mary Elizabeth Braddon (Good Lady Ducayne, 1896)
- Bram Stoker (Drácula, 1897)
- Algernon Blackwood (The Transfer, 1907)
- Sir Arthur Conan Doyle (The Adventure of the Sussex Vampire, 1924)
- Edith Wharton (Bewitched, 1927)
- Robert E. Howard (The Moon of Skulls, 1930)
- Stephen King (A Hora do Vampiro, 1975)
- Chelsea Quinn Yarbro (The Saint-Germain Chronicles, 1978)
- Michael Romkey (Série I, vampire, 1990)
- Ellen Schreiber (Vampire Kisses, 2003)
- Nayla de Souza (Jason Carter, 2005/2009 - Fragmentos de seu diário em sincronismo com a história, relata a descoberta do primeiro amor de um vampiro.)
- Luis Marques (Asetian Bible, 2007, Editora Aset Ka)
- Clara Tahoces (Gótica, 2007)
- Meg Cabot (Um dos contos do livro Formaturas Infernais, chamado A filha da exterminadora, 2007)
(O vampiro Lestat,1985)
(A Rainha dos Condenados,1988)
(A História do Ladrão de Corpos ,1992)
(Memnoch ,1995)
(O Vampiro Armand ,1998)
(Merrick ,2000)
(Sangue e Ouro ,2001)
(A Fazenda Blackwood,2002)
(Cântico de Sangue ,2003)
(Os Sete, 2000)
(O Senhor da Chuva, 2001)
(Sétimo, 2002)
(Bento, 2003)
(O Vampiro - Rei Vol.1, 2004)
(O Vampiro - Rei Vol.2, 2005)
(O Turno Da Noite, Os Filhos De Setimo Vol.1, 2006)
(O Turno Da Noite, Revelações Vol.2 2006)
(O Turno Da Noite, O Livro de Jó Vol.3, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 1, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 2, 2007)
(O Clube dos Imortais, 2006)
(Diário da Sibila Rubra, 2008)
(Vampire Academy - O beijo das sombras)
(Frostbite - Aura Negra)
(Shadow Kissed - Sem Nome definido no Brasil)
(Blood Promise - Sem nome definido no Brasil)
(Spirit Bound - Sem nome definido no Brasil)
(Last Sacrifice - Sem nome definido no Brasil)
- Charlaine Harris (série que originou o seriado True Blood)
(Vampiros em Dallas, Arx, 2009)
(Club dead ,2003)
(Dead to the world ,2004)
(Dead as a doornail ,2005)
(Definitely dead ,2006)
(All together dead ,2007)
(From dead to worse ,2008)
(Dead and gone ,2009)
(Dead in the family , 2010)
- Adriano Messias (série Sociedade do Claro Enigma)
No cinema
Os vampiros tem uma grande influência no cinema de vários países.- Blade - Trilogia
- Entrevista com o Vampiro
O filme passa-se durante um relato feito por Louis a um repórter, contando a historia de sua vida ao longo dos séculos. Mostra principalmente o paradoxo vivido por ele, que tendo se tornado um monstro, tenta manter seu lado "humano" soberano.
Buffy the Vampire Slayer
Buffy the Vampire Slayer (no Brasil Buffy, a Caça-Vampiros e Portugal Buffy - A Caçadora de Vampiros) é um filme de 1992 dirigido por Fran Rubel Kuzui sobre uma líder de torcida do ensino médio que descobre que seu destino é caçar vampiros. O filme é uma paródia de filmes de terror e seus inúmeros clichés. Foi escrito por Joss Whedon, quem posteriormente criou a mais sombria e aclamada série de televisão do mesmo nome, estrelando Sarah Michelle Gellar como Buffy. O filme teve um sucesso moderado nas bilheterias e recebeu reviews médios dos críticos.
- Drácula 2000 (A Trilogia)
Não têm a menor idéia do que estão carregando e de que vão entrar na maior encrenca de suas existências. Ao retornar à vida, o Drácula (Gerard Butler, de Sua Majestade - Mrs. Brown) moderno passa a buscar a mulher de sua vida, aquela que foi criada para ele.
- Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002)
- Anjos da Noite (Underworld, 2003)
Van Helsing
No final do século XIX o mundo encontra-se em ferrenho combate às mais estranhas criaturas e monstros. Cenário sombrio, desconhecido da maioria dos mortais, as forças das trevas são diturnamente combatidas pelas forças do bem - reunidas numa associação secreta que tem como sede o próprio Vaticano.
- Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992)
Nenhum comentário:
Postar um comentário