segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Séries

ALF

ALF (acrônimo da expressão inglesa Alien Life Form, "forma de vida alienígena") foi uma popular série de televisão norte-americana. Foi exibida pela primeira vez em 22 de setembro de 1986, com direção de Peter Bonerz, e transmitida originalmente pela NBC entre 1986 e 1990. Foi inspirada e parodiava o filme E.T. the Extra-Terrestrial, de Steven Spielberg (1982).[carece de fontes?]
Foi lançada no Brasil pela Rede Globo com o nome ALF, o ETeimoso em 1987, e em Portugal pelo Canal 1 da RTP, com o nome ALF, Uma coisa do outro mundo.

Premissa

ALF (Paul Fusco) segue um sinal de rádio amador para a Terra e acaba caindo na garagem da casa da família Tanner. Os Tanner são uma típica família de classe média em Riverside, Califórnia, EUA. A família consiste do assistente social Willie (Max Wright), sua esposa Kate (Anne Schedeen), sua filha adolescente Lynn (Andrea Elson), o filho mais novo Brian (Benji Gregory), e o gato Lucky.
Sem saberem ao certo o que fazer, os Tanner levam ALF para casa e o escondem da Alien Task Force (um grupamento do exército estadunidense que procura extraterrestres) e de seus metidos vizinhos Trevor e Racquel Ochmonek (John LaMotta e Liz Sheridan), até que ele possa reparar sua nave. ALF geralmente fica escondido na cozinha. Eventualmente é revelado que Melmac, o planeta de ALF, foi destruído por uma catástrofe envolvendo bombas nucleares (embora nos primeiros episódios ALF tenha dito que seu planeta explodiu por uma sobrecarga elétrica quando todos os habitantes de Melmac ligaram o secador de cabelo simultaneamente). No quarto episódio da série, ALF tenta convencer o presidente dos EUA a parar o programa nuclear do país por temer que a Terra tenha o mesmo destino de Melmac. ALF não estava no planeta porque fazia parte da Guarda Orbital de Melmac. Gordon Shumway (o nome verdadeiro de ALF) ficou sem ter onde morar, mas não foi o único sobrevivente de sua espécie. Ele torna-se um membro permanente da família, embora o choque cultural, a solidão e a saudade de casa frequentemente causem problemas aos Tanner.
Embora muito da ficção científica em ALF tenha sido encarada de forma humorística, há referências a tópicos reais da exploração espacial, como ALF ter usado um sinal de rádio no início da história. No episódio "Weird Science", ALF constrói para Brian um modelo do sistema solar para seu projeto de ciências, mas há dois planetas depois de Plutão, chamados "Dave" e "Alvin", o que causa problemas a Brian na escola. Entretanto, após Willie dar um telefonema para uma organização de astronomia, ele explica a Brian que "Dave" pode ter sido o planetóide 2060 Chiron (descoberto em 1977 pelo astrônomo Charles T. Kowal).
A série original teve 102 episódios, cada um com o nome de uma música relevante ao tema abordado, onde ALF aprende sobre a cultura da Terra e faz novos amigos dentro e fora da família Tanner, incluindo Neal (Jim J. Bullock), o irmão de Willie; Dorothy (Anne Meare), a mãe de Kate, com quem ALF tem uma relação de amor e ódio e a quem ele chama de "bruxa", enquanto ela ameaça entregá-lo aos militares; Whizzer (Paul Dooley), o marido de Dorothy; Jake, o sobrinho dos vizinhos Ochmonek; Larry (Bill Daily), um psicólogo; e uma mulher cega chamada Jody (Andrea Covell) que nunca percebe que ALF é um alienígena, embora tenha percebido pelo toque que ele tem baixa estatura e é peludo. Várias mudanças ocorrem na família Tanner no decorrer da série, como o nascimento de um novo filho, Eric, a construção de um pequeno apartamento para ALF e a morte do gato Lucky, ao que ALF demonstra respeito apesar de sempre ter tentato pegar o gato para comer, admitindo que ele se tornou o pior tipo de Melmac, o "amante de gatos".
No final da série, ALF está prestes a ser resgatado por outros da sua espécie, mas é capturado pelos militares, e o espectador é levado a imaginar o que aconteceu em seguida. Este não deveria ter sido o final, e o episódio termina com a mensagem "a continuar…". Os produtores supostamente tinham um acordo verbal com a NBC para pelo menos mais um episódio para resolver a história, mas a NBC nunca cumpriu o acordo e a série foi cancelada. Entretanto, a história foi concluída no filme para a TV Project ALF.

O personagem ALF

 

Gordon Shumway é um alienígena apelidado de ALF (de Alien Life Form, Forma de Vida Alienígena) por William Tanner no primeiro episódio. ALF nasceu em 28 de Outubro de 1756, embora ele mencione seu aniversário em Agosto no episódio 7 ("Help Me Rhonda") no Leste do planeta Melmac. Melmac localiza-se seis parsecs adiante da constelação Hidra-Centauro e tem um céu verde, grama azul e sol roxo. A moeda é o Wernick (batizada em homenagem ao produtor Sandy Wernick) que vale dez dólares, e os fiapos de roupa que sobram nas lavanderias são tão preciosos em Melmac quanto ouro na Terra.
O corpo de ALF é coberto por pêlos marrons (a cor descrita por ele é "marrom siena"). Ele tem um focinho enrugado, sinais no rosto, oito estômagos, seu coração localiza-se aparentemente na cabeça, e ele gosta de arrotar, comer gatos e tinha um melhor amigo chamdo Malhar Naik em Melmac. Ele também tinha um amigo chamado Skip e uma namorada chamada Rhonda, que também escaparam da explosão. Ele frequentou a escola por 122 anos e foi capitão do time de bouillabaisseball, onde se joga com frutos do mar no lugar de uma bola.
ALF tem um enorme apetite, comendo tudo o que encontra. Ele é criador de problemas, sarcástico, desastrado e cínico, e algumas vezes coloca a si próprio em risco de ser descoberto enquanto faz uma de suas brincadeiras não-intencionais. Entretanto, quando as coisas vão longe demais, ele se esforça para corrigir seus erros, geralmente com bons resultados. Quando Lynn estava batalhando para conseguir dinheiro para comprar um carro, ALF vendeu parte de sua espaçonave usando o dinheiro para comprar uma Ferrari para ela. Em um episódio, ele tenta ajudar Brian a ganhar confiança na escola, dando a ele um "dente da sorte" que ele diz tê-lo ajudado a ser uma estrela em Melmac. Em outra ocasião, ele ajuda Dorothy a lidar com a morte de Sparky e aceita a amizade de Whizzer. Após a vizinha Raquelle Ochmonek ser ridicularizada na TV por afirmar ter visto ALF, ALF liga para o programa para defendê-la. ALF também ajuda Racquel ao colocar sua imagem na TV dela, onde aparece dizendo ser do espaço e agradece por ter acreditado nele (mas pede para deixar uma torta para ele do lado de fora, tentando obter vantagem mesmo quando a ajuda). Ele tem pelo menos 30 parentes, os primos "Pretty Boy Shumway" e "Blinky", os tios "Tinkle" e "Goomer", a vovó Shumway, o irmão Curtis, os pais Bob e Flo, e tios Bubba, Wagner e Eugene. Durante uma crise de amnésia, ele acredita ser um corretor de seguros chamado Wayne Schlegel.

Elenco

Personagens & atores

Sobre o personagem ver o item: A.L.F: Um caso a parte. O nome verdadeiro de ALF é Gordon Shamooey, ele caiu na casa dos Turnner num dia qualquer.
Sobre Mihaly: Durante a série, quando o personagem precisou mostrar o corpo, ele vestia a fantasia que cabia muito bem.
Sobre o personagem ver o item: A.L.F: Um caso a parte.
No Brasil, a voz coube ao ator Orlando Drummond
Sobre ALF no começo: ALF era uma cabeça que tinha a voz de Paul Fusco, logo depois virou uma fantasia (ver acima).
Willie é o mestre de família, odeia as coisas que ALF faz e tenta sempre manter as coisas em ordem, no fundo nutre um grande sentimento por ele, o que o faz permitir ALF em sua casa e sempre o ajudar.
Kate é a dona de casa, não gosta muito do que ALF faz, mas acaba o aceitando na família e o adotando como um filho, ALF várias vezes à chama de Mamãe. No primeiro episódio ela odiava ALF, mas quando um militar bateu em sua casa dizendo que iria torturar ALF até a morte, ela o protegeu.
Lynn é a filha mais velha da família e como uma jovem tem muitos problemas que são superados sempre. ALF tinha uma paixão por ela, que acaba logo. ALF sempre a ajuda a conquistar alguém, mas sempre dá errado e ela sempre arranja o maior mané com nome idiota.
Brian é o filho mais novo, adora ALF e suas traquinagens. Trata ALF como um irmão e tenta ser como ele, mas sempre é impedido por seus pais. No primeiro episódio, Brian pega uma cerveja porque ALF mandou.
Trevor é um machão preguiçoso, porco e adora mulheres nuas, ou seja: um definitivo homem. Nunca acredita que existe um alien vivendo ao lado dele, nunca demonstra muito amor, porém é muito amigo de Willie.
Raquel é a esposa de Trevor, quando aparece vê motivos da existência de um alien.
Neal Tanner é o irmão do Willie. Ele apresenta ser uma pessoa ingênua, e pede para os outros resolverem seus problemas. Neal reencontra Willie depois de se separar de sua esposa, Margarett. Ele sabe da existência de ALF por causa de Willie que insistiu que ALF o conhecesse, o que inicia uma amizade entre os dois.
Whizzer é marido de Dorothy, mãe da Kate, que se casou com ele após perder seu marido. Assim como Dorothy ele sabe da existência de ALF e também guarda segredo sobre ele.
Jody é uma mulher cega. Ela aparece no episódio em que ALF queria ter um romance secreto sem estragar a sua identidade. Ela sabe que ALF existe, mas não sabe que ele é um extraterrestre e somente nota diferença quando toca em ALF e sente os pêlos e sua altura que é baixa.
Larry é um psicólogo que sabe da existência de ALF, porém o ajuda. Ele conhece ALF quando Willie pede para que ele o ajudasse a resolver problemas com o alienígena, principalmente no episódio em que ALF usa um boneco ventríloco para desabafar seus problemas.
Dorothy é a mãe de Kate, ela descobre ALF quando vai visitar Kate. Ela sempre briga com ALF, mas eles se entendem principalmente quando ALF dá conselhos que ajudam ou quando ele tenta ser legal. Quando Dorothy ficou deprimida com a morte do marido, ALF ajuda ela a voltar a ser feliz.
Jake Ochmonek é um garoto que sabe da existência de ALF. Ele é sobrinho de Raquel e Trevor Ochmonek e também guarda segredo sobre a existência de ALF. Os dois são muito amigos e Jake vive perturbando a Lynn com cantadas.

Fatos interessantes

  • ALF significa 'Alien Life Form' - Forma de vida alienígena.
  • Há uma citação do dublador original de ALF (Paul Fusco) como parte de uma tese de Maura (2ª Temporada - Tequila) sendo "Estado vs Fusco"
  • Um episódio foi uma paródia do filme "Aliens" de James Cameron, tanto que até a música fora composta sobre uma existente no filme (1ª Temporada - La cucaracha)
  • Se vocês ouvirem a dublagem nos três diferentes línguas (Japonês, inglês e português) na versão DVD verá que aquela gargalhada acontece em momentos diferentes das falas do mesmo episódio.
  • Houve uma especial de natal com qualidade de filme, diferente de TV para o ALF na 2ª Temporada - ALF Especial de Natal um episódio duplo de 20 minutos cada, sem introdução.
  • A série ALF tem 4 temporadas (1986-1990) e começou a ser distribuída em formato DVD com a dublagem original em 2009 com a primeira temporada, e no mês de fevereiro de 2010 com a segunda temporada.
  • No episódio "Tente se lembrar" da 1º temporada, todas as vozes dos episodios que aparecem em flashbacks foram re-dublados para este.
  • Percebe-se claramente que o personagem na grande maioria dos episódios, é uma marionete de tamanho grande, já que anda de forma muito torta. Observe o mesmo andar com o ator vestindo a fantasia de corpo inteiro.
  • Nota-se a semelhança das familias de "Hospede do barulho" (Esposa\Marido\Filho\Filha adolescente e cachorro e vizinha bisbilhoteira) e "E.T - O extraterrestre" (Mãe\Filho\filha\Filho adolescente\cachorro) aos Tanners (Willie\Kate\Brian\Lynn\Lucky).
  • O ALF esta fazendo 24 anos de série (quando estreou) e 20 anos quando terminou.
  • ALF foi baseado no filme "E.T - O Extraterrestre", no primeiro episódio Brian cita que a familia ficou com o alienígena e Kate rebate que era apenas um filme.
  • Quando ALF diz que a cada 75 anos um Melmaquiano sofre por uma transformação complexa no episódio "Coisa selvagem" existe um erro de contagem. Se ele tem 229 anos atualmente na ordem ele ja passou pela transformação:
Idade Ano
75 1832 (1ª vez)
150 1907 (2ª vez)
225 1982 (3ª vez)
A próxima transformação que ele vai ter será em 2057.
  • Existem duas versões para a explosão de Melmac. Numa ALF diz que todos ligaram os secadores de cabelo ao mesmo tempo e na outra fala sobre uma crise nuclear.
  • Durante a série é possível notar a pre-disposição de ALF para psicologia, já que em todos os episódios o vemos usar técnicas. Num dos episódios em fala que faltavam 2 horas para ele terminar o curso. O outro que ele fez, foi odontologia.
  • Ator do filme O Hóspede do barulho aparece num episódio do Alf (Canção) no que faz o papel de um colega da escola de Brian irritante.
  • Kate erra o nome do planeta de ALF num episódio chamando o de "Mork" - este é o nome do alienígena que em 1975 foi interpretado por Robin Willians.

Empregos de ALF

  • Vendedor de cosméticos
  • Distribuidor de jornais 

 

 Super Vicky 


Small Wonder, lançado no Brasil como Super Vicky, foi um seriado da década de 1980 transmitido pelo canal de televisão ABC entre os anos de 1985 a 1989. Foram no total 96 episódios. Foi produzido pela 20th Century Fox Television. Tinha no elenco Dick Christine, Marla Pennington, Jerry Supiran, Emily Schulman e Tiffany Brissette, a protagonista da série.
No Brasil, foi exibida pela Rede Globo como atração da Sessão Comédia em 1987, e reprisada posteriormente pela Rede Record, nos anos 90.

Elenco

Punky Brewster

 

Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca Brasil) foi uma série televisiva filmada durante os anos de 1984 a 1988 e contando com um total de 88 episódios. Nos Estados Unidos, a série foi exibida na NBC de 16 de setembro de 1984 até 7 de setembro de 1986, tendo sua re-exibição novamente por "Syndication" de 26 de setembro de 1987 até 27 de maio de 1988.
No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT com o nome de Punky, A Levada da Breca, repetindo o mesmo sucesso dos Estados Unidos. Atualmente, a série foi comprada pela Rede Bandeirantes de televisão. A dublagem original realizada nos estúdios da Maga, pertence exclusivamente ao SBT, por essa razão a série foi totalmente redublada. A primeira reexibição da série ocorreu em 25 de dezembro de 2008, com um especial de natal.[1] A série virou também desenho, e na época do seu lançamento a personagem ganhou vários produtos que foram lançados no mercado.

História

Penelope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe que a levou até um supermercado em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a companhia do seu cão Pinky (Brandon). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá.
O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Punky rapidamente se torna amiga de Cátia (Cherry Johnson), uma garota que vive no andar acima do apartamento de Arthur, e sua avó Luíza (Betty Johnson). Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.
Devido a dificuldade de comportamento da garota, a série é repleta de trapalhadas e situações inusitadas, contando com a presença de mais algumas personagens amigas de Punky, como Anderson Junior (Allen Anderson), e a antipática Margot (Margaux Kramer).
Há vários episódios memoráveis durante a série, como o qual Cátia acaba presa em um refrigerador velho durante um jogo de esconde-esconde (Se escondendo dentro do refrigerador e não conseguindo sair depois, consequentemente sofrendo de falta de oxigênio) e Punky salva sua vida aplicando técnicas de reanimação cardiorrespiratória que ela aprendeu na escola. Há também um dos mais sérios episódios da série no qual trata de abuso sexual de menores.

Moonlighting

 

Moonlighting, conhecido como Modelo e Detective em Portugal, e A Gata e o Rato no Brasil, foi uma série de televisão norte-americana, transmitida pela ABC, entre 1985 e 1989, totalizando 67 episódios. A série foi protagonizada por Bruce Willis e Cybill Shepherd, que interpretaram uma dupla de detetives privados, e era uma mistura de comédia, drama e romance, tendo-se tornado em um dos maiores clássicos das séries de detetives.
Foi criada por Glenn Gordon Caron, que também foi o produtor executivo da série. O tema de abertura foi interpretado pelo cantor de jazz Al Jarreau, e fez relativo sucesso. O programa é conhecido por ter feito de Bruce Willis uma celebridade e por ter reavivado a carreira de Cybill Shepherd.

Sinopse

A série é sobre uma modelo de sucesso, Maddie, até levar um golpe de seu empresário e perder toda a sua fortuna. Sem saber o que fazer sem dinheiro e cheia de dívidas acaba descobrindo que a única coisa que lhe resta é uma agência de detetives chamada "City Angels", depois batizada para "Blue Moon". A agência era dirigida pelo cínico, mas charmoso David Addison (Bruce Willis) e este a convence de que a agência pode ser a saída financeira para ela.
As investigações da dupla era recheada de brigas e discussões, o que era o grande diferencial das séries da época.

O relacionamento entre Maddie e David

Na 1ª temporada o 3º episódio "Trama no Rádio" dá o sinal do envolvimento afetivo quando David aparece embriagado em um Bar lamentando que Maddie tenha se interessado por um locutor de radio que supostamente está morto... Na 2ª temporada em todos os episódios é possível ler-se nas entre linhas como se desenvolve e cresce o afeto entre os protagonistas ao mesmo tempo em que crescem as discussões e a dissimulação de ambos com relação aos seus sentimentos. O 8º episódio é marcado pela solidariedade de David que vai para Buenos Aires e surpreende Maddie que foi atrás do contador que roubou toda sua fortuna. A retribuição deste apoio por parte de Maddie se dá apenas no 6º episódio da 3ª temporada quando ela vai até Nova York encontrar-se com David que foi para o enterro do ex-cunhado logo após revelar a Maddie que já tinha sido casado. Entretanto, David relata a Maddie como se deu o início e o fim de seu casamento em um raro momento em que o personagem também deixa transparecer seu lado mais afetivo e vulnerável. Ao final deste episódio, já dentro do avião de volta a Califórnia, Maddie oferece metade do seu cobertor para David e em seguida pergunta se pode encostar-se em seu ombro. A resposta é cômica, doce e deliciosa: “só pelos próximos 20 ou 30 anos, porque depois vou precisar do meu ombro de novo” (tradução livre). O 9º episódio da 2ª temporada "Sequência do Sonho" é fruto da ousadia de Glenn, pois foi filmado em preto e branco e conta com a participação especial de Orson Welles além de ser o primeiro episódio em que os protagonistas se beijam em sonho. Outros episódios muito marcantes da 2ª temporada foram o 15º "O Episódio de Natal" do qual toda a equipe participa cantando uma musica natalina e o episódio 20 "Testemunha para Execução" no qual David e Maddie se beijam quando pensam que não verão mais um ao outro, mas depois fingem que nada aconteceu quando o perigo passa... No início da 3ª temporada a série recebeu 16 indicações para o Globo de ouro, mas curiosamente não ganhou nenhum prêmio. Muito decepcionado com isso Glenn "vingou-se" criando no início do 1º episódio uma conversa ao telefone entre David e o médico de sua mãe Imma, na qual ele garante que o prêmio está no "papo". O médico o adverte de que o estado de sua mãe é grave e que ela não suportará uma decepção. Logo depois que o telefonema termina surge na tela da TV uma informação sobre o falecimento da mãe de David a quem o episódio acaba sendo dedicado. Esta foi a forma bem humorada de Glenn mostrar sua raiva e sua decepção pela série não ter recebido nenhum prêmio naquele ano. Certamente a 3ª temporada foi um marco na série. Os episódios "O Grande Segredo", "A Megera Domada", "Um serviço Maravilhoso", "A Loura", "Sam e David", "A Vez de Maddie Chorar" criam uma expectativa quase insuportável nos fãs que encontra satisfação no episódio 14 "Estou Curioso, Maddie" quando depois de muitas brigas, discussões e até tapas os protagonistas em fim fazem amor.

 

Esquadrão Classe A

Enredo
 
No final da Guerra do Vietname, o esquadrão comandado pelo coronel John "Hannibal" Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte de seus superiores na base no Vietnã, eles não puderam provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios Los Angeles, ganhando a vida como Soldados da Fortuna.
A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar.
Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analisa o caso e marca o encontro com o Esquadrão A.
Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.
Murdock "Louco Furioso" ("Howling Mad" Murdock) é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário.
Templeton "Cara-de-pau" (Templeton "Faceman" Peck, ou simplesmente "Face") é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando empresatado é para figurar na gravação de um filme.
John "Hannibal" Smith, sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele "faz isso pelo Jazz" (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase "adoro quando um plano dá certo".
B. A. Baracus é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.
Amy Allen é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.
Nas missões, geralmente quem contrata o Esquadrão tem o primeiro contato com um velhinho (Hannibal disfarçado) em uma lavanderia de Los Angeles, que marca o encontro com o restante do grupo, onde a missão é apresentada.
Daí em diante, eles apagam o B.A. para voarem, provocam os adversários, infiltram escutas, constroem veículos e equipamentos extraordinários, disfarçam-se e envolvem-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker.

Os Perfis:
Coronel John Hannibal Smith - O comandante do Esquadrão Classe A. Estrategista brilhante e consegue infiltrar-se e sair de qualquer lugar. Adora charutos. Também é o encarregado dos contratos (sempre disfarçado). Conhecido por sua sede de ação, nunca tem sossego.
Sargento de primeira classe Bosco Barracus ou B.A. (abreviação de Bad Attitude ou temperamento ruim). Ele é o fortão do esquadrão e um excelente mecânico. Apesar da fachada dura e temperamento explosivo, BA tem um medo terrível de alturas, sendo dopado com freqüência pelos seus colegas e carregado aos aviões. Adora crianças e leite, bem como atravessar portas sem abri-las antes.
Capitão H.M. Murdock - o maluco da equipe, especializado em pilotar qualquer tipo de aeronave. Durante o final da Guerra do Vietnã teve um colapso nervoso e foi internado no Hospital dos Veteranos de Guerra onde ficou por alguns anos até ser liberado e ingressar definitivamente no esquadrão.
Tenente Templeton Cara-de-Pau Peck - o homem das mil faces. Consegue se disfarçar e infiltrar-se em qualquer lugar. É o responsável por conseguir qualquer tipo de informação, suprimentos ou equipamentos.


 Jaspion


Produção

A série, com roteiros de Shozo Uehara e atribuída pela Toei à pessoa física de Saburo Hatte, foi produzida em 1985 pela Toei Company e teve 46 episódios gravados, mais um episódio especial com os principais momentos da série (este último inédito no Brasil). As cenas de ação ficaram a cargo do Japan Action Club (JAC, atualmente chamado de JAE - Japan Action Enterprise), principal agência de dublês japonesa e contratada preferencial da Toei em suas séries. No Brasil, os episódios foram dublados e adaptados nos estúdios da Álamo.
No elenco, Hikaru Kurosaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) interpretava o herói carismático Jaspion e Kiyomi Tsukada era sua parceira, a bela andróide Anri. O temível vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado pelo conhecido ator de ação Junichi Haruta que dispensava dublês nas cenas arriscadas de seu personagem. Outro ator famoso na série foi Hiroshi Watari, no papel de Boomerman (Boomerang no original). Watari também foi a estrela das séries Sharivan (1983) e Spielvan (1986).

História

No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.
Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.
Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.

Personagens

Heróis e aliados

  • Jaspion (em japonês: ジャスピオン Jasupion?, "Juspion"): o protagonista da série. Foi achado por Edin após sobreviver um acidente espacial em que seus pais morreram. Criado pelo profeta, Jaspion cresceu em harmonia com os animais e a vida selvagem. Quando se tornou adulto, Edin o avisou da ameaça de Satan Goss sobre o universo, prevista na Bíblia Galáctica, e Jaspion partiu para uma jornada pelo espaço. Após visitar alguns planetas, ele chega à Terra para livrá-la da investida de Satan Goss e de seu filho MacGaren.
  • Anri (em japonês: アンリ Anri?): andróide construída por Edin, acompanha Jaspion em suas missões. Quando conhece Boomerman tem uma leve queda por ele, despertando seus sentimentos como um humano sendo uma andróide quase perfeita. Ajuda Jaspion durante sua jornada e, sendo uma máquina, possui a vantagem de ser imune a qualquer tipo de poder maligno (como as bruxarias de Kilza e Kilmaza).
  • Edin (em japonês: エジン Ejin?): eremita e cientista da galáxia, ele é o último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica por milênios incontáveis. Leu na Bíblia Galáctica sobre a chocante profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Sempre carrega consigo um cajado. Ele, além de figura paterna, também é guia e mentor espiritual do herói. Edin morre ao final da série, sacrificando sua própria vida enfrentando sozinho Satan Goss a fim de ganhar tempo para Jaspion encontrar o bebê irradiado pelo Pássaro Dourado.
  • Miya (em japonês: ミーヤ Miiya?): bebê alienígena de aparência similar aos Teletubbies, nascida no planeta florestal Beezee. Salva da morte por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais, passou a acompanhá-los em sua jornada. Não fala quase nada da língua terrestre, limitando-se a gemer ou pronunciar somente o seu nome. Porém, é muito inteligente, servindo de cozinheira e ajudante dos heróis.
  • Boomerman (em japonês: ブーメラン Būmeran?): a todo custo, este ex-estudante de medicina visa vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por investigar uma rede de contrabando de armas controlada por MacGaren. Tendo se tornado policial da Interpol, ajuda Jaspion em diversas ocasiões. Luta com dois bumerangues gêmeos e adquire ao longo da série uma técnica especial, Cross Cutter (em japonês: クロスカッター Kurosu Kattā?) em que une suas duas armas em uma cruz.
  • Professor Ken'ichirou Nambara (em japonês: 南原健一郎 Nanbara Ken'ichirō?, 15-) - fotógrafo viúvo que começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre o Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren, que em um primeiro momento tenta recrutá-lo para encontrar o Pássaro, oferecendo-lhe 1 bilhão de ienes. Ante a negativa do ético Professor, MacGaren ordena contra eles uma caçada sobre-humana. Desde então passa a colaborar com Jaspion de maneiras diversas.  
  • Kanoko Nambara (em japonês: 南原 かの子 Nanbara Kanoko?) e Kenta Nambara (em japonês: 南原 健太 Nanbara Kenta?): filhos do Professor Nambara, moram com o pai. Posteriormente, é revelado que Kanoko é a primeira criança irradiada pela luz.
    • Kumiko (em japonês: 久美子 Kumiko?): a segunda "criança irradiada" encontrada, ela e sua mãe grávida foram usadas como isca por Kilza no episódio 36 para atrair Jaspion para uma cilada traiçoeira.
    • Daisuke (em japonês: 大作 Daisaku?): a terceira criança irradiada encontrada. Um garoto valente, motivado a vencer a maratona em que competia visando ser beijado pela garota por quem estava apaixonado.
    • Hiroshi (em japonês: Hiroshi?): a quarta criança irradiada encontrada. Desenvolveu uma amizade especial com o alienígena telepático Pep.
    • Mika (em japonês: 美加 Mika?): a última das 5 crianças irradiadas a ser encontrada por Jaspion e seus amigos.
    • Rod e Satie (ep. 8,15, 16 e 29) - casal que trabalhava para a quadrilha de MacGaren, originários da constelação de Órion. Enganados por uma falsa promessa feita por MacGaren para que entrassem na quadrilha, desertaram depois que viram o irmão de Boomerman se infiltrar na quadrilha para tentar desmascara-lo, e incentivados por ele para fugirem, o que levou o próprio Boomerman a ajudá-los após a deserção. Desde então, MacGaren passou a perseguir o casal para puni-los como traidores. No capítulo 29 "A Morte de MacGaren", Satie é capturada e usada como isca para Jaspion. MacGaren o enfrenta num duelo frenético, onde o herói decepa-lhe o braço direito e o destrói pela primeira vez.
    • Tarzan Galáctico (em japonês: ターザン Tāzan?): o bebê irradiado encontrado acidentalmente durante a última batalha contra Satan Goss. De forma similar a Jaspion, ele teve seus pais mortos por piratas espaciais e foi enviado à Terra em uma cápsula de preservação vital semelhante a um ovo dourado. Sua energia liberou o ataque fatal da Espada do Pássaro Dourado, o Daileon Justice Cosmic Laser, que possibilitou a Daileon acabar com Satan Goss de forma definitiva. Depois, Jaspion descobriu (de maneira não explicada na série) o destino que esse bebê teve e decide adotá-lo como irmão, pois pode-se dizer que o herói viu seu próprio reflexo nele. Foi batizado por Jaspion como "Tarzan Galáctico" (no original japonês, Ginga no Taazan).
    • Pássaro Dourado (em japonês: 黄金の鳥 Ōgon no Tori?): deus fênix guardião do universo. No episódio 12, foi descoberto que Satan Goss teme o Pássaro Dourado. Por isso, Jaspion se empenhou pela busca do tal Pássaro. Ele apareceu em muitos episódios como exemplo, o episódio 18, qundo Jaspion foge de Zampa, cai no barranco e o tal pássaro salva o herói de uma queda fatal. No episódio 22, ele ataca a tropa de MacGaren, e retira a corrente que prendia Jaspion. Ele dividiu-se em 5 partes, que se alojaram em 5 crianças de coração puro, as chamadas "cinco crianças irradiadas pela luz" (das quais Kanoko é uma delas) a fim de restaurar-se para a futura batalha com Satan Goss. No final da série, ele aparece da união das cinco crianças e se torna uma espada de ouro para Daileon destruir Satan Goss.

    Vilões (Império dos Monstros)

    • Satan Goss (em japonês: サタンゴース Satan Gōsu?, "Satan Gorth"): o vilão principal da série, nascido a partir da união de todas as energias negativas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar na Terra o Império dos Monstros, governando-o do Japão. Sempre que ocorria a sua aparição, uma voz ao fundo (voz dos narradores Benjamim Filho - do episódio 1 a 16 - e de Francisco Borges - do episódio 17 em diante) pronunciava "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis". No final da série sofre uma metamorfose, que o transforma no Poderoso Satan Goss e o torna ainda mais poderoso, abandonando sua aparência Darth Vader e ganhando o aspecto de um demônio Ctulhu gigantesco. Por muitos é considerado "o Darth Vader japonês", mas em tamanho gigante.
    • MacGaren (em japonês: マッドギャラン Maddo Gyaran?, "Mad Galant", 4-45): o filho de Satan Goss, herdeiro do Império dos Monstros e arqui-inimigo de Jaspion. Foi encarregado de espionar a Terra para seu pai. Transformado, utiliza uma armadura negra Metaltex similar à de Jaspion, uma espada (também igual à do herói), pilota um planador aéreo de 6 "pernas" com aparência de besouro chamado Juldbooma (contraparte da Allan Moto Space) e pode ainda soltar raios pelos dedos (contraparte da pistola Turbo Magnum). Morre uma vez na série (episódio 29, "A Morte de MacGaren") e é ressuscitado por Kilza, que o torna ainda mais poderoso; no penúltimo episódio da série, na tentativa de encontrar e assassinar a "última criança irradiada pelo Pássaro Dourado", trava um combate definitivo com Jaspion e até chega a transformar-se num Satan Goss por uns poucos instantes, mas devido aos golpes desferidos pelo herói, acaba destruído e morre de forma definitiva.
    • Quadridemos (em japonês: 悪の四天王 Aku no Shiten'ō?, 13-): estes renegados galácticos fazem sua estréia no episódio 13 como convocados por MacGaren para auxiliá-lo a destruir Jaspion e unificar na Terra o Império dos Monstros. São eles:





      • Purima (em japonês: ブリマ Burima?, 13-44) e Gyoru (em japonês: ギョール Gyōru?, "Guilleau", 13-44): originalmente membros do quarteto dos Quadridemos, as duas permanecem como guardas pessoais de MacGaren após a dissolução do grupo (devido às mortes dos outros dois componentes, Iki e Zampa). Purima é uma profetisa negra que se vale de espadas e uma bola de cristal capaz de ataques de raios de grande abrangência de área; Gyoru é uma espiã que usa uma flauta capaz de transformar a ela e a outros em animais, porém mais usada como arpão, bastão de combate e zarabatana. Morrem juntas no episódio 44 ("Retorno Satânico") ao se condensarem num tipo de besta espacial humanóide branca (parecendo uma mistura de leão, lobo e urso polar) para enfrentar Jaspion, que as fulminou juntas com seu Cosmic Laser.
      • Iki (em japonês: イッキ Iki?, 13-15): cruel guarda-costas membro dos Quadridemos, foi o primeiro a morrer. Lutava com uma poderosa lança do tipo tridente e disparava suas próprias mãos como socos a jato.
      • Zampa (em japonês: ザンパ Zanba?, 13-18): maligno andróide membro dos Quadridemos, foi o segundo a ser destruído. Ele é o responsável pelas mortes de Kerly e Hanna, os pais biológicos de Jaspion, acreditando ser eles os causadores da destruição do Império das Máquinas, o qual ele pretendia governar. Sua arma primária era uma foice do tipo cimitarra unida a uma longa corrente e atirava raios laser de seus olhos.
    • Bruxa Galáctica Kilza (em japonês: 銀河魔女ギルザ Ginga Majo Giruza?, 29-36): vinda de um planeta desconhecido, aparece pela primeira vez no episódio 29, "A Morte de MacGaren", por ordem de Satan Goss, para ressuscitar MacGaren após a morte deste pelas mãos de Jaspion. Muito ousada em seus planos, mas também excessivamente esquentada e autoconfiante. Ganhou um lugar na memória dos brasileiros graças ao fato de todas as suas mágicas envolverem a recitação repetidas vezes da fórmula "Berebekan Katabanda" ("Beremekan Kutabunda" no original, alterada pela dublagem por motivos óbvios) e a finalização "Kikerá!". Duela pela primeira vez contra Jaspion no episódio 30, "O Pânico do Balão", tendo sobrevivido após ter sua cabeça decepada, e o corpo atingido pelo Cosmic Laser. Reúne sua cabeça a seu corpo e escapa, mas morre definitivamente no episódio 36, "O Milagre das Novas Vidas", ao tentar descobrir como Jaspion localiza as crianças irradiadas pela luz - de algum modo, ela teve a premonição da existência do bebê irradiado pela luz, fato que a atormentou e a fez abaixar a guarda, dando a chance de Jaspion de matá-la de vez.
    • Rainha Espectro da Treva Galáctica Kilmaza (em japonês: ギルマーザ Girumāza?, 39-46): com a morte de Kilza, no episódio 36, "O Milagre das Novas Vidas", sua irmã mais velha, a também bruxa espacial Kilmaza, surge tanto para vingá-la quanto para obter uma fração do poder de Satan Goss. Kilmaza é uma criminosa espacial profissional, responsável pelo declínio e conseqüente extinção de inúmeras civilizações universo afora - das quais, no Planeta Zobos ela inventou um culto de adoração a Satan Goss para incitar a ganância e maldade em seus habitantes, afundando o planeta numa onda de crimes incessantes; e no Planeta Sweet ela instigou sutilmente uma guerra devastadora entre os dois lados, Leste e Oeste, culminando na total destruição daquela civilização. Em analogia à fórmula mágica "Berebekan Katabanda" de Kilza, Kilmaza tinha um método próprio de realizar suas feitiçarias tocando castanholas de prata embutidas em suas luvas - também utilizando a finalização "Kikerá!" -, a fim de conferir super-poderes a seus subordinados. Morre no final da série juntamente com seus comparsas, no momento em que Satan Goss é finalmente vencido e suas energias negativas aniquilam seus servos impiedosamente.
    • Os 5 Ninjas Espaciais (em japonês: 宇宙忍者 Uchu Ninja?): são os auxiliares e subordinados de Kilmaza; esses ninjas foram sendo liquidados por Jaspion um a um. Usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica de mão-espada com fogo. Eles tinham cada um deles uma técnica "especial" particular e somente revelavam suas verdadeiras formas depois de terem suas cabeças partidas ao meio por Jaspion. Seus nomes derivam da concepção dos cinco elementos da natureza segundo a doutrina do Taoísmo. São eles:





      • Ka (Fogo, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo vermelho na testa, aparentemente ele era o líder do quinteto. Tem uma "técnica especial" interessante na qual projeta um jato de chamas, pula sobre o fogo criado e avança em direção ao inimigo atingindo-o com uma poderosa explosão. Sua verdadeira forma é um canhão cuja munição vem de uma bola de fogo (Fuu).
      • Fuu (Vento, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo amarelo na testa. Sua "técnica especial" é a mesma de Ka, com a diferença de usar o elemento do vento. Ele e Ka lutaram em conjunto e deram bastante trabalho a Jaspion, somente sendo vencidos quando suas duas "técnicas especiais" se colidiram, fazendo-os voar longe. Sua verdadeira forma é uma bola de fogo enorme que representa a munição inesgotável do canhão (Ka).
      • Do (Terra, ep. 39) - o ninja com um símbolo branco na testa. Como "técnica especial" ele pode se esconder debaixo da terra para provocar terremotos ou pegar inimigos desprevenidos em ataques de surpresa. Sua verdadeira forma é uma espécie de serpente esquelética que dispara raios e pode criar uma ilusão de si mesma com o dobro de seu tamanho verdadeiro, aumentando assim seu poder de ataque.
      • Sui (Água, ep. 39 e 40) - o ninja com um símbolo azul na testa. Não tinha uma "técnica especial" própria, sendo portanto limitado às bolas de plasma e mão-espada. Sua verdadeira forma é uma espécie de satélite com pontas, capaz de lançar raios e agarrar-se em qualquer tipo de superfície para assim absorver energia através do contato físico.
      • Moku (Madeira, ep. 39 a 42) - o ninja com um símbolo verde na testa. Sua "técnica especial" consiste em lançar raios gravitacionais verdes de suas mãos. Sua verdadeira forma é uma espécie de guerreiro espacial vestido de branco, cabelos longos, uma horrível máscara demoníaca e armado com uma naginata (uma conhecida alabarda japonesa longa e recurvada), lembrando um pouco um ator do teatro kabuki.
    • Amazonas 1 e 2 (ep. 10) - duas mulheres artificiais criadas pelo cientista Dr. Ika, mas MacGaren queria mais e obrigou-o a criar o monstro Pirossauro a partir das células de um fóssil que foi encontrado para assim roubá-lo e usar contra Jaspion, e caso Dr. Ika se recusasse a fazê-lo ele e sua família seriam mortos sob ordem de MacGaren.
    • Zamurai (ep. 19) - um samurai cujo rosto lembra uma foca, seu corpo é encoberto em corais marinhos. Este antigo caçador de cabeças foi derrotado há 900 anos e, desde então, vive no mar. Recebia do monstro Humibura uma vida praticamente imortal e junto com MacGaren elaborou um terrível plano de criar golfinhos-míssil para destruir todas as cidades litorâneas do Japão. Zamurai lutava com uma lança longa e espadas escondidas em seu próprio corpo para fazer ataques traiçoeiros.
    • Guila (ep. 20) - assassino do Universo despertado de seu caixão por Satan Goss. Possui a silhueta de um mariachi, completa com sua própria música de fundo em estilo mexicano. Juntamente com MacGaren, estudou meticulosamente a força e as armas de Jaspion, depois prendendo-o numa caverna a prova de fugas para derrotá-lo. Guila é o único inimigo da série toda que não é morto pelo Jaspion, e nem mesmo pode-se dizer se morreu de fato quando a caverna desmoronou sobre ele quando o monstro Hakaban foi despertado.
    • Titânia (ep. 22) (original: Tikita) - feiticeira maligna que coloca em Kanoko uma maldição em que uma aranha aparece na testa da filha de Nambara, modificando sua personalidade para o mal. Titânia veio acompanhada de seu monstro-aranha Kumoda e é a mestra de artes negras de Purima.
    • Irmãos Gasami (ep. 25 e 26) - irmãos piratas espaciais que dominaram o planeta Drods (de Koko) e vêm à Terra para exterminar Jaspion e abduzir o garoto Koko. Gasami 2, sendo atrapalhado e menos inteligente, morre primeiro ao enfrentar Jaspion; na tentativa de vingar seu irmão, Gasami 1 convoca o monstro Bôgan, que sugou a energia de Daileon até quase destruí-lo, mas após Daileon acabar com Bôgan, Gasami 1 parte para a luta e acaba também morto pelo herói em batalha.
    • O Trio "As Graciosas": Ás, Copas e Damas / Trifacial (ep. 27) - três belas - porém diabólicas - moças que tiveram a missão de raptar jovens saudáveis para transformá-los em bestas selvagens. Elas podem se fundir no monstro Trifacial, que mais parece o lendário Cérbero.
    • Aigaman (ep. 28) - andróide de aparência ocidental cujo cérebro eletrônico computou e estudou extensivamente todos os golpes de Jaspion e Daileon para derrotá-los, conseguindo assim prever de antemão seus golpes. Junto com o monstro Aiga, travou uma acirrada luta contra Daileon, até que Jaspion fez um movimento desconhecido a Aigaman e o derrotou.
    • Silk, Kenga e Zahul (ep. 31) - três criminosos internacionais ao estilo Yakuza, procurados pela Interpol e caçados por Boomerman por provocarem diversas guerras ao redor do mundo. O mafioso Silk e seus dois guarda-costas pessoais, os andróides assassinos Kenga e Zahul, juntaram-se a MacGaren em um plano onde várias crianças foram raptadas e seriam mortas caso não as autoridades não pagassem a Silk um resgate em barras de ouro do Banco do Japão; isso era apenas para desviar a atenção de Jaspion do verdadeiro plano de MacGaren, que era instalar ogivas nucleares no mar, na plataforma continental do Japão, para produzir terremotos que literalmente afundariam no Oceano Pacífico o arquipélago japonês. O plano foi descoberto por Anri e Jaspion o impediu a tempo. Silk é o único humano em toda a série a ser aniquilado pelo golpe Cosmic Laser de Jaspion.
    • Tipp (ep. 32) - velho engenheiro e cientista de robótica oriundo do planeta Elox, convocado por Kilza. Com seu crânio telepático, pode controlar por via de ondas eletromagnéticas robôs domésticos a fim de utilizá-los como armas letais.
    • Bragul (ep. 37) - alienígena de aspecto reptiliano especialista em culinária. Ele usou um clone maligno de Miya para fazer Jaspion morrer intoxicado comendo camarões venenosos; também usa como arma uma espada fina do tipo rapieira e dispara bolas de plasma explosivas.
    • Monstros Gigantes - são monstros normalmente neutros ou pacíficos, os quais Satan Goss enfurece e Jaspion é obrigado a destruir com o Gigante Guerreiro Daileon. Tais monstros eram, em sua grande maioria, enfurecidos ou controlados (como Aquarock, Môke, Botossenki, Gimushi, Gasla, Sodomon, Batroguess, Magneda, Gelgon, Tee Goss, Troncor, Kraken, Pirossauro, Maressauro, Humibura, Sion, Aiga, Baloon, Bôgan, Donguez, Destran, Destros, Hakaban, Ebizhol e Dorima), enquanto outros poucos são maus por si mesmos (como Magim, Kumoda e Dynamático). Normalmente esses monstros ficam escondidos por debaixo da terra até a hora de serem usados por Satan Goss.

    Outros

    • Cérebro Eletrônico Sakurá (ep. 02) - uma máquina que combate contra Jaspion, quando se aventurou no planeta Peece. É destruído quando Daileon derrota o monstro Tee Goss (por que ele entra no corpo do tal monstro).
    • Koko (ep. 03 e 25) - menino que perdeu os pais e foi criado pelo monstro Namaguederaz no planeta Drods, é trazido à Terra no episódio 25 pelos Irmãos Gasami e salvo por Jaspion.
    • Namaguederaz (ep. 03 e 25) - monstro de estimação do menino Koko, que ele diz ser o seu pai por cuidar dele desde a morte dos pais biológicos. Chegou a ser manipulado por Satan Goss, mas Jaspion desfez tal domínio pois o amor paterno de Koko pelo monstro foi mais forte. Namaguederaz ajudou Daileon a vencer o monstro Dônguez (no seriado se fala "Dongue"), e curiosamente, parece-se muito com o cão voador gigante do filme A História Sem Fim.
    • Gordon (ep. 06) - um bebê monstro que se perdeu de sua mãe. Foi achado por várias crianças e nisso, ele estava em busac da sua mãe Gelgon, que foi controlada por Satan Goss.
    • Kerly e Hanna (em japonês: ケーリーとハンナ Keerī to Hanna?, 18) - os pais biológicos de Jaspion. Kerly era o guarda-florestal e Hanna era a zoóloga que zelava pela saúde dos animais nos planetas da galáxia. Foram atacados por Zampa e, numa aterrisagem de emergência, sofreram uma violenta queda com sua nave e morreram logo depois, sobrando somente Jaspion como único sobrevivente. O herói, ferido numa emboscada preparada por Zampa, entra na caverna onde seus pais foram sepultados, descobrindo que estes também procuravam pelo Pássaro Dourado. Aparecem em espírito para curar o ferimento que Jaspion sofrera momentos antes, permitindo-lhe assim destruir o perverso monarca do Império das Máquinas.
    • John Tiger (ep. 41) - amigo de criação de Jaspion, foi durante muito tempo um criminoso espacial. Auto-proclamado "o Atirador da Justiça", refugiou-se na Terra e tornou-se algo como tutor de crianças para tentar abandonar seu passado sombrio. Ao ser influenciado pela magia negra de Kilmaza, John retoma seu passado de crimes e volta-se contra Jaspion, que conseguiu libertá-lo de sua maldição.
    • Pep (ep. 42) - alienígena filhote oriundo do planeta-fortaleza Brain, seus pais foram raptados a mando de Satan Goss, que os forçou a construir uma fortaleza similar para o Império dos Monstros. Pep desenvolve uma amizade especial com o "garoto irradiado" Hiroshi.

    Armas, veículos e equipamentos

    • Trajes Metaltex (originalmente Metaltec Suit) - são armaduras feitas do raríssimo metal intergaláctico Ejinium e que podem ser telepaticamente ativadas instantaneamente apenas sob o comando mental de seu dono. Confere superforça, supervelocidade e diversas capacidades especiais a quem a utiliza. Existem somente dois trajes Metaltex em todo o universo, sendo um de cor prateada (utilizado por Jaspion) e outro de cor negra (pertencente a MacGaren).
    • Spadium Laser (originalmente Plasma Blazer Sword) - a espada de Jaspion, com a qual destrói seus inimigos. O ataque fatal é o duplo ataque diagonal Cosmic Laser (Cosmic Halley no original), cuja energia destrói todas as estruturas celulares vitais de seu inimigo, resultando em sua destruição imediata.
    • Turbo Magnum (originalmente Beam Scanner Gun) - a pistola laser de Jaspion, funciona a partir da vontade do portador. Quanto maior a força de vontade, mais poderoso o laser será. É a contraparte aos raios laser que MacGaren pode soltar de suas mãos.
    • Sensor Óptico (originalmente Sensor Eye) - tanto Jaspion quanto MacGaren, com esse visor embutido em suas armaduras, ganham capacidades especiais, como visão raio-x, audição de longa distância, facilidade para enxergar no escuro e até mesmo a habilidade de ver coisas invisíveis.
    • Carro - Jaspion dispunha de um carro para trafegar nas cidades, equipado com comunicador, radar, localizador e mapas. O veículo usado era um Mazda RX7 na cor prata. Aparece pela primeira vez no episódio 6, quando ele estava à procura do filhote de monstro chamado Gordon.
    • Allan Moto Space (Iron Wolf no original) - a moto de Jaspion, pode alternar em modo de vôo e de solo, possui dois canhões laser.
    • Juldbooma - o planador insectóide VTOL de 6 pernas pilotado por MacGaren, sendo contraparte da Allan Moto Space de Jaspion.
    • Gaibin - veículo espacial que pode dividir-se em duas partes:





      • Gaibin Tanque - o tanque de Jaspion, armado com uma arma laser e possui duas perfuratrizes, podendo mover-se a até 79km/h perfurando a terra. Pode ser chamado também de Gaibin Drill ("Broca Gaibin" em inglês).
      • Gaibin Jet - parte central do veículo que ao se desprender forma um jato. Possui grande mobilidade e velocidade, tendo como ataque duas armas laser nas asas.
    • Daileon - a nave-mãe de Jaspion onde também fica guardado os outros veículos do herói, que quando necessário, assuma a forma de robô para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Os ataques mais freqüentes são "Punch Daileon", "Daileon Kick", "Libertar Raio Cósmico" e "Golpe Daion", que geralmente é o golpe fatal. Mas um dia o monstro Dorima (ep. 17) resistiu a este ataque e Jaspion foi obrigado a usar o "Daileon Laser", a medida extrema, que desintegrou o monstro. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon, no Brasil mais conhecido pela consagrada tradução Gigante Guerreiro Daileon).
    • Espada do Pássaro Dourado - invocada com a união das 5 "crianças irradiadas". Apenas com ela Jaspion conseguiu fazer frente a Satan Goss em sua segunda forma. O golpe fatal, somente liberado com a aparição do "bebê irradiado", é o Daileon Cosmic Laser.


    MacGyver

    MacGyver, conhecida no Brasil como Profissão: Perigo, foi uma série de televisão exibida entre os anos 1980 e 90. O título original da série tem o nome do protagonista, um agente secreto que não usava armas e resolvia os seus problemas graças a conhecimentos científicos, engenhocas, e ao seu bem amado canivete.

    História

    MacGyver foi uma série de aventura da televisão americana sobre um ex-agente secreto das forças especiais chamado Angus "Mac" MacGyver, estrelado por Richard Dean Anderson. A série foi criada por Lee David Zlotoff e produzida por Henry Winkler. Iniciado em 29 de Setembro de 1985 a 21 de Maio de 1992 na rede ABC. Foi filmada primeiramente em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá. Dois filmes feitos para TV foram produzidos em 1994.
    O recurso principal de MacGyver é sua aplicação prática do conhecimento científico e do uso de ítens comuns - junto com seu canivete suíço, sua fita adesiva e a coincidência de estar trancado em um quarto com materiais úteis.
    Exemplos de engenhocas famosas realizadas pelo protagonista durante a série são bombas com chiclete, desarmamento de mísseis com tênis, máquina de soldagem com lentes de óculos quebrado, ovo cozido no radiador, selar vazamento químico com chocolate, etc.
    Isto permite que crie uma variedade de soluções improvisadas, para escapar da captura, do desastre ou para geralmente derrotar os inimigos. O uso de artigos para construir dispositivos júri-equipados mostra uma influência do Esquadrão Classe A (embora MacGyver não usasse arma de fogo) e incorporou a cultura popular dos EUA como "MacGyverismo".

    Personagens

    MacGyver


    Richard Dean Anderson

    Henry Winkler
    MacGyver é um herói de ação altamente inteligente que prefere resolver os conflitos sem violência, e recusa-se a carregar ou usar uma arma devido a um acidente de infância com um revólver que resultou na morte de um amigo.
    Nasceu e se criou em Minnesota. (o próprio Richard Dean Anderson nasceu em Minneapolis, em Minnesota.) Graduou-se na Faculdade Alexander Ramsey em Roseville, Minnesota. Seu personagem é graduado em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve bacharelado em física.
    O primeiro nome de MacGyver permanece um mistério até a última temporada. Sempre que lhe perguntam, diz que não gosta do seu primeiro nome e muda de assunto. No episódio piloto da série (que também se chama "O Piloto") MacGyver diz que seu primeiro nome é "Stace", mas esta informação não apareceu no final do episódio, embora se tratasse de um material promocional da série. Seu primeiro nome foi revelado oficialmente em "Good Knight, MacGyver", em que descobre que tinha um antepassado do século VII, Angus M'Iver, e admite que compartilham de seu primeiro nome; repetido no final da série, onde surge o filho de MacGyver, cujo nome do meio é Angus.

    Personagens Coadjuvantes

    Outros personagens notáveis incluem:
    Peter "Pete" Thornton (Dana Elcar)
    É o chefe e melhor amigo do MacGyver. Pete estava em uma operação do Departamento de Serviços Externos (DXS), que foi onde ele foi surpreendido pelo ingênuo Mac ao seguir Murdoc, um assassino internacional. Quando Pete assumiu como diretor de operações na fundação Phoenix sete anos mais tarde, trouxe consigo MacGyver.
    Pete tem um filho chamado Michael, de uma união precedente.
    No episódio "O piloto", o ator Dana Elcar representa um outro personagem completamente diferente, chamado "Andy Colson". O personagem de Pete Thornton não apareceu até o episódio "Nightmares".
    Em 1991, o ator Dana Elcar começou a desenvolver o glaucoma, uma doença degenerative dos olhos que causa a cegueira. Esta circunstância foi escrita e mostrada na série, e o personagem Pete desenvolveu também a doença. Um número de anúncios de serviço público foram mostrado no fim de muitos dos episódios, incentivando os telespectadores a começar verificar cedo sobre a doença.
    Dana Elcar faleceu em 6 de junho de 2005, com 77 anos de idade.
    Jack Dalton (Bruce McGill)
    É um aviador e um velho amigo de MacGyver com fracassados esquemas de enriquecer fácil que sempre lhe trazem problemas. Sempre com um quepe de aviador e um tique nervoso no olho quando mente.
    Murdoc (Michael Des Barres)
    Esse é o oponente do MacGyver que sempre retorna, é um assassino mestre que nunca falha--exceto quando MacGyver se envolve na trama. Sua primeira aparição na série foi apresentada na segunda temporada. Murdoc retorna para se vingar do seu primeiro encontro -- para surpresa de MacGyver, Murdoc tinha sido aparentemente morto enquanto escapava, nessa ocasião. Esquema de vingança de Murdoc não apenas falha, mas resulta aparentemente na sua morte outra vez. Este retorno transformou-se em um tema: cada uma de suas aparições terminou em uma outra "morte", em que no momento do desastre, sempre grita "MACGYVER!" (com exceção no episódio 89 "Halloween knights", quando morre sem gritar essa frase). Então, em um episódio anterior, existem invariáveis e incríveis formas de sobreviver.
    Murdoc é membro de uma associação de Homicidas internacional (HIT), uma organização de assassinos, até falhar em matar MacGyver com as própria mãos.
    Penny Parker (Teri Hatcher)
    Penny Parker e MacGyver se conheceram em um aeroporto na Bulgária ("Every Time She Smiles") quando tentou contrabandear algumas jóias em seu bolso para fora do país. Com pouco talento mas com grandes sonhos, sempre que vai atrás de um novo negócio começa um outro problema, ela foi utilizada algumas vezes por Murdoc para tentar eliminar MacGyver.
    Os Coltons (Della Reese, Cleavon Little, Richard Lawson, Cuba Gooding Jr.)
    É uma família de mercenários, que foram exibidos um de cada vez - o único capítulo em que mais de um aparece é na temporada final, que na ocasião eles fizeram o episódio inteiramente, relatado pelo MacGyver. Este episódio, foi chamado de "The Coltons".
    Harry Jackson (John Anderson)
    Harry Jackson, é o avô de MacGyver, se tornou o "pai" de MacGyver depois que sua avó e o seu pai morreram em um acidente de carro. Sete anos mais tarde, deixou MacGyver. Depois de uns outros dezesseis anos Harry e MacGyver encontraram-se outra vez em "Target MacGyver", em que MacGyver e seu avô trabalharam juntos para derrotar um assassino chamado Axminster (encenado por D'Mitch Davis). Entre a quinta temporada no episódio "Passages" e na sexta temporada no episódio "Harry`s Will", Harry morre de um ataque cardíaco.
    Nikki Carpenter (Elyssa Davalos)
    Nikki Carpenter entrou na Fundação Phoenix na terceira temporada.

    Brasil

    No Brasil, da primeira à quarta temporada a série foi dublada pelo estúdio Herbert Richers, e da quinta à sétima temporada pelo estúdio VTI Rio - trazendo Garcia Jr. como a voz do protagonista, exceto na terceira temporada, que teve a voz de Julio Cesar. Em TV aberta, foi exibida pela Rede Globo, que criou uma abertura própria utilizando um pequeno trecho da música Tom Sawyer, da banda canadense Rush. A música tema original é de Randy Edelman. Atualmente a série é exibida nos canais RBTV, Ulbra TV e Rede Estação. As quatro primeiras temporadas foram lançadas em formato DVD pela Paramount Brasil, com o som original e dublagens em português e espanhol, porém sem nenhum extra.

     

     

    2 comentários: