quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Terror em 70's e 80's

O Exorcista

O Exorcista (no original em inglês: The Exorcist) é um filme estadunidense de 1973, do gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949.
O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente a U$ 402.000.000,00 em todo o mundo. O Exorcista estreou dia 26 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e foi distribuído pela Warner Bros.


Sinopse

Durante escavações arqueológicas realizadas no Iraque, um antiga estátua é encontrada, libertando um demónio chamado Pazuzu, que gradativamente vai apoderando-se do corpo da jovem Regan MacNeil. A garota vive com sua mãe, uma atriz divorciada, em Georgetown, nos arredores de Washington.
Regan, aos poucos, começa a sofrer drástica alteração de seu comportamento, tendo hábitos estranhos como urinar na frente de convidados ou vociferar palavrões. Assustada, a mãe de Regan resolve adoptar um tratamento psquiátrico na tentativa de livrá-la do mal. Como não obteve resultados, ela é aconselhada a procurar uma solução no exorcismo.
O padre Damien Karras é chamado para a tarefa de salvar Regan. Para combater o demônio, Karras conta com a ajuda do padre Lankester Merrin, especialista em exorcismo e o que esteve presente durante as escavações que libertaram o demônio Pazuzu.

 

Poltergeist

 

 

 

 

 

 

 

 



Poltergeist (Poltergeist - O Fenômeno, no Brasil) é um filme estadunidense de 1982, do gênero terror, escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper.
Os efeitos especiais ficaram a cargo da Industrial Light & Magic, e trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith.
O filme ainda teve duas seqüências: Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - Cresce o Pavor (1988).


 

Sinopse

Steven (Craig T. Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams), um jovem casal da Califórnia, juntamente com os filhos Dana (Dominique Dunne), Robbie (Oliver Robins) e a pequena Carol Anne (Heather O'Rourke), representam a típica família norte americana da década de oitenta.
Tudo começa com a menina conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível.

 

A Profecia

A Profecia (no original em inglês: The Omen) é uma série de filmes que se iniciou em 1976, no filme homônimo baseado no livro de David Seltzer e estrelado por Gregory Peck, Lee Remick, David Warner, Harvey Stephens, Billie Whitelaw, Patrick Throughton, Martin Benson e Leo McKern.

O primeiro filme conta a infância de Damien Thorn (Harvey Stephens), trocado após o seu nascimento pelo filho natimorto de Robert Thorn (Gregory Peck), embaixador americano no Reino Unido. Damien agora tem 5 anos de idade. O que o diplomata e sua família não sabem é que ele é na verdade filho de Satã, nascido de um chacal na sexta hora do sexto dia do sexto mês, e destinado a ser o Anticristo. Um padre que sabe da verdade sobre Damien alerta um cético Robert sobre o que seu filho realmente é. Robert só começa a acreditar no aviso do padre após uma série de mortes bizarras de pessoas ligadas de alguma forma à Damien - a começar pela sua primeira babá, o próprio padre em questão e a esposa de Robert.
Auxiliado pelo fotógrafo Keith Jennings, que tem motivos para acreditar em ser a provável próxima vítima de Damien, Robert vai à Israel para pegar com um certo Bugenhagen, como havia indicado o padre, a única coisa que pode destruir o Anticristo - sete adagas sagradas. Atordoado pelo dever de matar seu próprio filho, ele só se decide após ver a morte de Jennings se confirmar. De volta à sua casa, Robert confirma suas suspeitas após cortar um pouco do cabelo de Damien, enquanto este dorme, e ver a marca da besta, o número 666, no couro cabeludo. Robert, entretanto, é impedido de matar Damien pela nova babá deste, Mrs. Baylock - revelada como uma apóstola de Satã.
Após matar Baylock, o embaixador foge com Damien em direção à uma igreja, para matá-lo em um altar, como Bugenhagen havia lhe aconselhado. Entretanto, a alta velocidade de seu carro atrai a polícia. Os policiais chegam à igreja no momento em que Robert vai desferir a adaga contra Damien. Ao verem tal cena, atiram em Robert, matando-o antes que ele pudesse assassinar seu filho, que termina o filme de mãos dadas com o presidente dos Estados Unidos e sorrindo.
Um remake deste primeiro filme foi lançado intencionalmente no dia 6 de junho de 2006 (666), com Damien sendo interpretado por Seamus Davey-Fitzpatrick. Esta primeira versão foi exibida no Brasil no final da década de 80 pela Rede Record de Televisão.

Damien: A Profecia II

Lançado em 1978, a sequência se passa sete anos após os acontecimentos do original. Um prólogo, entretanto, ocorre cronologicamente poucos dias após o final do primeiro filme. Bugenhagen, ao saber da morte de Robert Thorn, pretende avisar o novo responsável de Damien, que é Richard Thorn, irmão de Robert e dono de uma empresa de alimentícios. Como não tem condições de viajar até os EUA, Bugenhagen pede à seu amigo Michael Morgan levar uma carta esclarecedora dele à Richard, de quem Michael também é amigo. Como Michael se mostra incrédulo, Bugenhagen leva-o até as ruínas de um muro onde uma pintura identificada como o Anticristo tem o rosto idêntico ao de Damien. Ao chegarem no local, entretanto, acabam morrendo soterrados com o desabamento das ruínas, provocado por Satã.
Sete anos depois, Damien (interpretado pelo ator ingles nascido em São Paulo, Brasil Jonathan Scott-Taylor), agora um adolescente prestes a completar 13 anos de idade, vive com seu tio Richard (William Holden), seu primo Mark (filho do primeiro casamento de Richard), que possui mesma idade, e Ann, a segunda esposa de Richard. Aos poucos, pessoas que desconfiam ou sabem da real identidade do Anticristo procuram revelar tudo à Richard, como sua mãe, Marion; a arqueóloga Joan Hart, assistente de Bugenhagen; e o doutor Kane, que descobre a peculiar estrutura celular de Damien - similar à de um chacal. Entretanto, todos estes, além de outros, acabam mortos nas mãos de animais e outras pessoas, aliadas de Satã: um corvo maligno; Paul Buher, alto funcionário da empresa Thorn; e Daniel Neff, sargento da escola militar em que Damien e Mark estudam. É Neff quem revela à Damien a real natureza que ele tem. Num primeiro momento, o garoto se desespera; mas depois, aceita seu destino.
Charles Warren, outro alto funcionário das empresas Thorn, entretanto, descobre a verdade por trás de Damien após examinar a carta de Bugenhagen e o muro que mostra o garoto como o Anticristo. Charles conta tudo à Richard, que não consegue acreditar. Mark acaba escutando tudo e, acreditando, foge de seu primo. Damien assume à Mark a sua real identidade e lhe pede diversas vezes que se junte a ele, pois o ama como um irmão. Mark recusa, e Damien, arrasado, não vê outra alternativa senão matá-lo, utilizando seus poderes para provocar um aneurisma nele.
Richard é chamado por Charles para ver o muro que contém o rosto de Damien. Ao constatar isso, para logo depois ver Charles morrer empalado entre dois vagões de trem, o empresário passa a acreditar que seu sobrinho é realmente o filho do demônio. Richard conta tudo à sua esposa, Ann, que reluta em aceitar a história e impede que seu marido pegue as adagas sagradas - guardadas na sala onde Charles descobriu a carta de Bugenhagen. Ao ordenar que sua esposa lhe entregue as adagas, Richard acaba apunhalado com duas delas por Ann, que lhe revela ser outra serva de Damien, que presencia a cena. Ann, entretanto, acaba morta na explosão que o garoto provoca no local.

A Profecia III - O Conflito Final

Lançado em 1981, é talvez o mais bíblico filme da série. Há uma grande passagem de tempo: os acontecimentos mostram um Damien já adulto (interpretado por Sam Neill), totalmente consciente de sua real identidade, aos 32 anos de idade e dono das empresas Thorn, agora a maior multinacional do mundo.
Damien pressente que seu rival, a reencarnação de Jesus Cristo, está voltando. Os sete anos previstos em que o diabo governaria a Terra (segundo um evangelho apócrifo) - que são os sete anos em que Damien está à frente de suas empresas - estão prestes a se completarem; o mesmo evangelho afirma que Jesus renascerá em uma ilha, que Damien interpreta ser a Grã-Bretanha. Para ficar mais próximo de seu inimigo, ele convence o presidente dos EUA a lhe tornar o novo embaixador americano no Reino Unido (assim como seu pai adotivo, Robert), já tendo feito o embaixador anterior se suicidar para o cargo ficar vago.
Um alinhamento de três estrelas da constelação de Cassiopéia causam a criação de uma segunda estrela de Belém, simbolizando a nova vinda do Salvador. Como o fenômeno se deu nas primeiras horas do dia 24 de Março, Damien ordena a seus numerosos asseclas que matem todos os bebês britânicos nascidos neste dia - similarmente ao que Herodes havia feito. Paralelamente à isso, ele também se envolve com uma repórter da BBC, Kate Reynolds, chegando a tomar o filho dela, Peter, como discípulo. E sete padres que conhecem a identidade de Damien preparam-se para matá-lo, após reaverem as adagas sagradas.
Um a um, entretanto, bem como os britânicos recém-nascidos no dia 24 de Março, os padres vão sendo mortos, até restar somente o padre DeCarlo. Ele informa Kate sobre Damien, trazendo-lhe um dossiê sobre este. Mesmo com todos os bebês em questão mortos - inclusive o filho de seu assistente, Dean - Damien continua a se sentir enfraquecido, o que seria um sinal de que o filho de Deus ainda estaria entre os homens. Ao saber que Peter também se tornou um servo do mal encarnado, Kate implora à Damien que ele devolva seu filho a ela. Em troca disto, ela lhe revelaria o local onde a reencarnação de Cristo estaria, e Damien concorda, apesar do alerta de Peter de que eles serão emboscados.
A emboscada acaba realmente acontecendo. Peter, entretanto, protege seu mestre e leva em seu lugar a facada desferida por padre DeCarlo, que depois é golpeado por Damien. Este, porém, realmente sente a presença divina no local e ordena que Ele se revele. Distraído, o Anticristo acaba apunhalado pelas costas por Kate, que foge. Uma aparição luminosa de Cristo surge diante de Damien. Antes de tombar morto, ele diz suas últimas palavras: "Nazareno...você ganhou...nada".
O filme termina com a transcrição de uma passagem do Apocalipse que esclarece que o Messias não retornaria à Terra como uma criança, "mas como Rei dos Reis, para governar em força e glória eternamente".


Children of the Corn

 

Children of the Corn (Colheita Maldita no Brasil) é um filme de terror de 1984 baseado no conto homônimo de 1978 de Stephen King. Dirigido por Fritz Kiersch, o filme tem como atores Peter Horton e Linda Hamilton. Filmado na cidade rural de ficção Gatlin, Nebrasca, o filme conta a história de uma entidade demoníaca referida como "Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras", o qual alicia as crianças da cidade para ritualisticamente assassinarem todos os adultos para assegurar uma colheita de milho adequada. Stephen King o esboço original do roteiro, o qual tinha como foco as características de Burt e Vicky e retratava como pano de fundo o levante das crianças de Gatlin. Esse script foi desconsiderado em favor do roteiro de George Goldsmith, no qual havia mais violência e uma estrutura narrativa mais convencional. Até hoje o filmo gerou seis sequências com um remake para a televisão.


Enredo

 

 

Na cidade de ficção de Gatlin, localizada ao leste de Nebrasca, Job conta a história de como a cidade se tornou um refúgio seguro para um grupo de jovens cultuadores. A economia da cidade é baseada na agricultura, e a cidade é cercada por vastos milharais. Em um ano em particular, a colheita é péssima e as pessoas de Gatlin ficam em oração em uma tentativa de garantir uma boa safra. Um misterioso menino pregador, Isaac Chroner (John Franklin) aparece e leva todas as crianças de Gatlin para um milharal a fim de explicar a eles sobre as profecias de um demônio dos milharias chamado "Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras". Isaac, através de seu tenente Malachai (Courtney Gains), lidera uma revolução do grupo de crianças da cidade, matando brutalmente todos os adultos da região. Nos anos seguintes, as crianças capturam quaisquer adultos de passagem como sacrifícios.
Alguns anos depois, Burt (Peter Horton), e sua namorada Vicky (Linda Hamilton) passam por Nebrasca em sua rota para o novo trabalho de Burt como físico em Seattle. Uma batalha tem lugar entre o casal, as crianças e "Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras". Isaac é eventualmente possuído pela criatura e uma batalha ocorre, na qual Burt derrota finalmente a criatura ao queimar o milharal. Burt, Vicky, Job e sua irmã Sarah sobrevivem e são capazes de sair de Gatlin. Assim que Burt se senta no seu carro e está prestes a ligá-lo, uma garota adolescente, que é membro do culto, pula do banco de trás em sua direção e tenta esfaqueá-lo. Burt consegue jogá-la para fora do carro, e Vicky, ávida por sair de Gatlin o mais rápido possível, diz 'Eu não ligo para o que tenhamos de fazer, vamos apenas sair desse lugar', enquanto eles se distanciam de lá.

 

The Shining

 

 

The Shining (O Iluminado no Brasil e Shining em Portugal) é um filme estadunidense de terror psicológico lançado em 1980. Baseado no livro homônimo de Stephen King, o filme foi dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson.
"O Iluminado" é tido por muitos como o segundo melhor filme de Kubrick, e junto com 2001: Uma odisséia no espaço e Laranja mecânica, um dos mais populares.



Sinopse

Passa-se no contexto de uma família isolada em um hotel, do qual tomam conta, cujo pai, escritor, sofre da antes introduzida Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras.
O filho do casal tem uma "iluminação" que o torna capaz de prever e rever acontecimentos e é provido de uma inteligência incomum para sua idade.
O filme aborda assuntos como reencarnação, predestinação e previsão do futuro, obra que caracteriza otimamente a criatividade do seu diretor, refletida em cenas mundialmente conhecidas, mesmo sem saber se referentes ao filme.
A cena em que aparecem as irmãs (8 e 10 anos) assassinadas foi considerada uma das cenas mais aterrorizantes da história do cinema. Jack Nicholson afirmou que nunca mais conseguiu livrar-se dos trejeitos do personagem.[carece de fontes?]
O filme serviu de inspiração para a realização do videoclip "The Kill", da banda 30 Seconds To Mars e "Spit It Out", da banda Slipknot.

 

Pet Sematary

Pet Sematary (em português, Cemitério de Animais) é um conto de terror escrito por Stephen King, considerado um dos melhores do autor. Foi escrito em 1983.

 

Sinopse

Louis Creed, um médico de Chicago, é o diretor apontado da Universidade do Maine, na área de serviço de saúde. Ele se muda para uma grande casa, próxima à cidade de Ludlow, com sua esposa, Rachel, e seus dois jovens filhos, Ellie e Gage. Há também o gato da filha Ellie chamado Winston Churchill, ou apenas Church. Desde o momento em que chegam, a família tem certa má sorte: Ellie machuca o joelho após cair de um balanço de pneu, e o pequeno Gage é picado por uma abelha. Felizmente, seu novo vizinho, um velho homem chamado Judson Crandall vem para ajudar. Ele adverte Louis e Rachel sobre a auto-estrada, que passa em frente à nova casa; ela é constantemente usada por grandes caminhões da Orinco nas proximidades de uma fábrica de transformação química.
Jud e Louis rapidamente tornam-se grandes amigos. Desde que o pai de Louis morreu, quando ele tinha três anos, sua relação com Jud pega uma grande dimensão, tão próxima a pai e filho. Algumas semanas depois de os Creeds se mudarem para a nova casa, Jud coloca a amizade em prática quando leva a família para um passeio na floresta para trás da casa. O caminho de terra conduz a um cemitério (escrito errado para "Simitério") onde as crianças da cidade enterram seus animais de estimação que morreram. Isso provoca um grande argumento entre Louis e Rachel no dia seguinte. Rachel desaprova de falar com Ellie sobre a morte, pois se preocupa pelo modo com que ela possa ser afetada por tudo aquilo que viu no "simitério". (Isso é explicado mais tarde. Rachel é traumatizada pela morte precoce de sua irmã, Zelda, que morreu de meningite espinhal, uma inflamação da membrana protetora que cobre o sistema nervoso central).
Louis tem uma experiência traumática durante a primeira semana de trabalho quando Victor Pascow, um estudante que foi fatalmente ferido ao ser atropelado por um carro, faz com que Louis tenha uma nova visão sobre a morte. Na noite seguinte à morte de Victor Pascow, Louis tem experiências que, de começo, acredita ser um sonho. Mas que não é. Victor Pascow aparece para Louis, durante a noite, o leva ao sombrio "simitério" e se refere especialmente ao "vale da morte" (uma perigosa pilha atrás das árvores que forma uma barreira atrás do "simitério") e avisa Louis para ele "não ir além, não importa o quanto você achar que preisa". Louis acorda no dia seguinte, convencido de que tudo foi um sonho, até ele olhar para a coberta e para os seus pés e vê-los sujos de terra. Louis ainda afasta o sonho (como produto do stress que ele teve durante a morte de Victor Pascow) juntamente com sua mulher, que continua persistente a respeito do que se trata sobre a morte. Ele acha que a sujeira de terra chegou até a sua cama devido ao seu sonambulismo.
Louis é forçado a enfrentar o tema da morte quando Norma, esposa de Jud Crandall, sofre um quase-fatal ataque cardíaco. Graças a atenção imediata de Louis, Norma faz uma rápida recuperação. Jud é grato pela ajuda de Louis e decide ajudá-lo a "trazer de volta" o gato da família Creed, Church, que foi atropelado emorto na auto-estrada. Rachel e as crianças foram visitar os pais de Rachel em Chicago, mas Louis evita em dar essa má notícia a jovem filha, pois ela adora o gato. Simpatizado com Louis, Jud o leva para o "simitério", supostamente para enterrar o gato. Em vez de parar lá, Jud leva Louis para trás do "vale da morte", atrás do "simitério", onde há um verdadeiro cemitério: um antigo cemitério que foi usado pelos índios nativos americanos (os índios Micmac). Louis enterra o gato com a instrução de Jud Crandall.
Parecendo não acreditar em muita coisa, Louis acha que o assunto sobre o gato foi encerrado, isso até a tarde seguinte, quando o gato retorna para casa. Entretanto, é claro que Church não é o mesmo que antes. Enquanto ele costumava ser vibrante e vivaz, ele está agora, nas palavras de Louis: "um pouco assustador e cansado". Church instintivamente caçava bastante camundongos e aves para comer, mas ele apenas os caça para rasgá-los, e não comê-los. O gato também está cheirando mal que Ellie não quer mais que ele durma em seu quarto durante a noite. Jud confirma que essa condição é a regra, não a exceção, no caso de animais que foram ressuscitados desse modo. Louis está profundamente perturbado com a ressureição de Church e começa a desejar nunca ter feito aquilo.
Tragicamente, meses depois, Gage é atropelado por um dos caminhões da Orinco. Separados com o desespero, Louis considera trazer seu filho de volta à vida com o poder daquele cemitério. Jud, adivinhando o que Louis está planejando, tenta dissuadir Louis contando-lhe uma história amedrontadora sobre a última pessoa "ressuscitada" por aquele cemitério, começando a dizer "às vezes, a morte é melhor". Jud conclui que "o lugar tem poderes" e que este poder causou a morte de Gage pois ele o mostrou como fazer. Há histórias que o cemitério foi deixado pelos índios micmac por suas vítimas serem mortas por canibalismo.
Apesar disso, a dor de Louis o obriga a levar o seu plano adiante, mesmo com Jud tentando impedir. Sua esposa viajou para Chicago com sua filha para visitar os seus pais, na tentativa de esfriar a cabeça e esquecer a morte de Gage. É então que Louis rouba o corpo de seu filho, Gage, do cemitério (quase sendo pêgo pela polícia que vigiava as ruas ao redor do cemitério) e vai até o cemitério Micmac, atrás do "simitério" feito pelas crianças. Ao longo do caminho, o Wendigo (um monstro da floresta) o assusta, mas a própria determinação de Louis o faz continuar.
O enterro que Louis faz no poderoso cemitério tem consequências terríveis para ele e as pessoas ao seu redor. Gage volta da morte como um ser monstruoso, uma sombra demoniaca dele mesmo, capaz de falar como adulto. Ele primeiro "conversa" com Jud sobre a sua esposa, chantageando-o dizendo que ela o traiu com seus amigos. Então, ele mata Jud com o bisturi cirúrgico de Louis. Depois ele mata a sua mãe, Rachel, que acaba de chegar de viagem com um carro alugado, preocupada com Louis. Louis confronta com o seu filho e o manda de volta para o seu túmulo, definitvamente morto, após aplicar nele uma dose letal de morfina de seu estoque médico. A última palavra de Gage para Louis foi "Daddy!". Nós vemos então que Louis, nem mesmo assim, aprendeu com os seus erros. Após queimar a casa de Jud Crandall para esconder as evidências, ele volta ao cemitério para enterrar o cadáver de sua esposa morta. Aquela noite, Louis está mexendo no baralho, sozinho, quando ele sente uma mão fria cair em seu ombro. Então, ele ouve uma voz que parece estar cheio de terra: "Querido..."
Na versão adaptada para o cinema de 1989,esse final continua.Ambos se beijam, e enquanto isso, Rachel pega lentamente uma faca de cozinha. O filme termina com a tela se escurecendo e escutamos Louis gritar.




 

Sexta-Feira 13

 

 

Sexta-Feira 13 (no original em inglês: Friday the 13th) é uma longa série de filmes de terror dos Estados Unidos criada pelo diretor Sean S. Cunninghan. A série já conta com 12 filmes (incluindo Freddy vs. Jason), e a franquia já lucrou no total mais de 500.000.000 de dólares.
O primeiro filme é de 1980. Todos os outros, exceto o primeiro e o quinto, estrelam Jason Voorhees como o assassino em série. O personagem acabou por se tornar um ícone dos filmes de horror.
O filme mais recente da série, Sexta-Feira 13, lançado em fevereiro de 2009, não é continuação da série, mas sim um prequel contando o início da saga assassina do personagem de Jason.

A Série


 

Hellraiser

 

 

 

 

 

 

 

 

Hellraiser, conhecido em Portugal como Fogo Maldito e no Brasil como Hellraiser - Renascido do Inferno, é um filme de horror produzido na Grã-Bretanha em 1987 que explora os temas sadomasoquismo, dor como fonte de prazer, moralidade sob stress e medo. É baseado no livro The Hellbound Heart, do escritor britânico Clive Barker, que também veio a ser o diretor e roteirista da versão cinematográfica. Sete sequências foram produzidas, e um remake foi anunciado em 2007.

Enredo

Hellraiser inicia com Frank Cotton comprando uma antiga relíquia em forma de cubo, conhecida como a Configuração do Lamento. Segundo a lenda, este cubo é capaz de abrir uma passagem para um reino de prazer sensual inimaginável. Em troca do prazer, o cubo exige a alma do usuário. Assim que Frank resolve o quebra-cabeça e abre o cubo, ele entra em uma outra dimensão povoada pelos Cenobitas, criaturas deformadas, vestindo couro preto, que sentem prazer na dor. Só então Frank percebe que a noção de "prazer" dos Cenobitas não é a mesma que a sua. Ganchos e correntes saem da escuridão, rasgando a carne de Frank e partindo seu corpo em pedaços. Frank é condenado a uma eternidade nessa outra dimensão, experimentando simultaneamente tortura e prazer. Tempos depois, o irmão de Frank, Larry, muda-se para a velha casa abandonada da família, junto com sua segunda esposa, Julia. Eles presumem que Frank está fora, em uma de suas notórias aventuras. A filha adolescente de Larry, Kirsty, decide não morar com o pai e a madrasta e muda-se para um apartamento.
Durante a mudança, Larry fere a mão em um prego na parede. Julia leva Larry ao hospital, mas algumas gotas de seu sangue pingam no assoalho do sótão que, sem que eles saibam, é o lugar no qual Frank invocou os Cenobitas tempos atrás. O sangue infiltra-se pelas tábuas e começam a regenerar o corpo de Frank. Mais tarde, Julia entra no sótão e encontra Frank, mas ele claramente não é mais humano, tendo se tornado uma criatura esquelética e sem pele. É revelado que Frank e Julia já foram amantes, e Frank convence Julia a ajudá-lo, dizendo que apenas mais sangue humano pode fazer com que ele recupere sua antiga aparência. Julia passa a seduzir homens nos bares e atraí-los para o sótão, onde ela e Frank os matam para usar seu sangue. O corpo de Frank vai lentamente recuperando a forma humana, enquanto ele explica a Julia que eles devem fugir em breve, pois os Cenobitas logo darão por sua ausência e virão em seu encalço.
Kirsty vê Julia levando um homem para a casa. Imaginando que a madrasta está traindo o pai, ela vai investigar. No sótão, ela se defronta com a cena aterradora do semi-humano Frank alimentando-se do sangue do homem. Frank tenta agarrar Kirsty, mas ela alcança a Configuração do Lamento, que estava em poder de Frank. Aterrorizado, Frank ordena que ela devolva o cubo. Percebendo que o artefato tem algum valor, ela o lança pela janela e corre da casa, apanhando o cubo na rua enquanto foge. Desorientada e amedrontada, ela desmaia em uma esquina, e acorda em um hospital, onde os médicos lhe mostram o cubo que ela segurava, perguntando o que acontecera. Ela conta, mas os médicos não acreditam. Sozinha no quarto do hospital, ela começa a brincar com o cubo, abrindo-o acidentalmente. As paredes do quarto começam a se dissolver e Kirsty encontra os Cenobitas. O líder dos Cenobitas diz que eles responderam ao chamado dela, e que ela agora deveria acompanhá-los até seu mundo para experimentar dor e prazer. Ela implora ao líder que a poupe, oferecendo-se para levá-los ao fugitivo Frank em troca de sua liberdade. O líder Cenobita diz que vai considerar a oferta e pede que ela os guie. Kirsty escapa do hospital e corre para a casa do pai para avisá-lo do perigo. Chegando à casa, ela encontra Larry e Julia, que lhe dizem que Frank não é mais um problema, pois eles o mataram. Julia mostra a Kirsty um corpo mutilado e irreconhecível no sótão, dizendo que era Frank. Os Cenobitas reaparecem, exigindo que ela os entregue o responsável pela morte do cadáver no sótão. Kirsty corre para proteger seu pai, mas logo percebe que Larry, na verdade, é o próprio Frank, que roubou a pele de seu pai, que agora jaz no sótão.
Frank vai atrás de Kirsty, acidentalmente apunhalando Julia no processo. Frank drena o sangue de Julia, fortalecendo-se. Ele então segue Kirsty até o sótão. Kirsty chora e acusa Frank de ter assassinado seu pai. Frank ironiza, dizendo que Larry já estava morto por dentro há muito. Subitamente, centenas de ganchos e correntes surgem dos cantos do quarto, dilacerando a carne de Frank e aprisionando-o. Os Cenobitas saem da escuridão, reclamando a alma de Frank. As últimas palavras, ditas com ironia antes que o líder Cenobita o despedace, são "Jesus chorou". Em seguida, o líder Cenobita volta-se para Kirsty, dizendo que a vez dela chegou. Kirsty protesta que eles tinham um acordo, ao que o monstro retruca que ele não lhe fizera nenhuma promessa. Kirsty corre, encontrando a Configuração do Lamento nas mãos do cadáver de Julia, que aparentemente tentara usá-la antes de morrer. Resolvendo o quebra-cabeça, Kirsty confronta os cenobitas um a um, usando o cubo para enviá-los de volta à sua dimensão de origem. Mais tarde, ela tenta queimar o cubo, mas o artefato é resgatado do fogo por um ser demoníaco, que desaparece na noite. Na última cena do filme, o cubo está de volta nas mãos do mesmo mercador que vendeu a caixa a Frank no início. O mercador pergunta a um possível comprador a frase seminal do filme: "O que lhe dá prazer, senhor?". O remake do primeiro filme da série Hellraiser será lançado mundialmente em 2012.

 

A Nightmare on Elm Street

 

 

A Nightmare on Elm Street (br: A Hora do Pesadelo / pt: Pesadelo em Elm Street) é um filme norte-americano de 1984, do gênero terror, dirigido e escrito por Wes Craven, foi o primeiro filme da franquia A Hora do Pesadelo. O filme apresenta John Saxon, Heather Langenkamp, Ronee Blakley, Amanda Wyss, Jsu Garcia, Robert Englund e Johnny Depp em sua estreia no cinema. A história se passa na cidade fictícia de Springwood, Ohio e o enredo gira em torno de um grupo de adolescentes que são aterrorizados em seus pesadelos pelo fantasma de um psicopata assassino de crianças chamado Freddy Krueger. Wes Craven produziu A Nightmare on Elm Street com um orçamento estimado de apenas 1,8 milhão de dólares,[1] investimento que o filme arrecadou na sua primeira semana de exibição nos cinemas. Ao todo, o filme conseguiu arrecadar 25,5 milhões de dólares nas bilheterias americanas.[2] A Nightmare on Elm Street se tornou um dos filmes de terror mais populares do gênero e criou um dos vilões (Freddy Krueger) mais reconhecidos da história do cinema.

Freddy Krueger

 

Freddy Krueger - personagem da cine-série Pesadelo em Elm Street - no Brasil, A Hora do Pesadelo, interpretado pelo ator Robert Englund - Krueger quando vivo, abusava e matava constantemente crianças nos arredores da rua Elm. Quando foi apanhado, foi queimado vivo pelos pais das crianças na caverna da sua própria casa na sua caldeira, daí o seu visual queimado. Após a sua morte, voltou através dos sonhos dos filhos daqueles que o queimaram, em busca de vingança. Uma figura para todos os produtores de filmes de terror um êxito enorme quase em simultâneo com os 10 filmes de "Jason", daí a grande rivalidade realizada no filme protagonizado pelos dois. O facto de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, valeu-lhe as alcunhas de "Lorde dos Pesadelos" e "Senhor dos Sonhos".

Origem

...Freddy Krueger, filho bastardo de uma jovem bonita e esquizofrênica que morreu solitária na agonia do parto, é fruto de um estupro coletivo ocorrido num velho manicômio da Rua Elm. Durante toda a sua vida, ele foi capaz de se lembrar dos gritos de sua mãe . Alguns anos depois, Freddy foi adotado por um velho alcoviteiro que viu utilidade no menino como atração de bêbados curiosos na pequena e imunda rua, repleta de prostitutas e drogados. O jovem apanhava constantemente do pai, que o tratava como um nada, tirando sangue e deixando-o cheio de marcas roxas pelo corpo. Após uma surra, em que quase foi morto, o jovem achou dinheiro escondido pelo alcoviteiro e decidiu contratar um incendiário profissional para queimar a casa dele, enquanto o velho dormia calmamente no andar de cima.
Freddy nunca tentou descobrir se o seu pai adotivo sobreviveu ao incêndio. Sem nenhuma habilidade ou aptidão, o rapaz rumou por várias cidades fazendo trabalhos sujos e tendo dificuldade com a polícia. Começou a beber pesadamente e passava suas noites num canal. Certa vez, estava dormindo em uma pequena rua perto de uma escola, quando um grupo de meninos decidiu tentar roubá-lo. Freddy despertou de súbito e bateu a cabeça contra a cabeça de um deles e outros fugiram desesperados. Enquanto os meninos fugiam, Freddy observou o menino sangrando próximo a ele e então pensou: "Eles têm medo de mim." O fato causou um certo divertimento no rapaz, como se uma forte sensação de poder tomasse conta de seu corpo. O menino machucado foi carregado por Freddy até um porão, onde o rapaz estudou-o por muito tempo. "Crianças são inúteis!", repetiu a frase dita constantemente pelo seu pai adotivo. "Crianças ficam muito melhores mortas!".
Freddy rasgou a roupa do menino e passou a observar a barriga branca e lisa dele por um momento. Então, recordando a fuga dos outros quatro meninos, Freddy fez quatro incisões fundas na carne do garoto. Era o triunfo! Ele queria sentir aquela sensação sempre! Continuou sendo nômade até chegar à cidade de Springwood. Havia algo nessa cidade que imediatamente o irritou. Todo mundo era organizado. As ruas eram limpas e as árvores bem podadas. O povo era feliz. Então, Freddy decidiu ensinar algo aos moradores daquele local: o verdadeiro significado da palavra dor. Para isso, arranjou emprego numa caldeira. O trabalho era bastante fácil e deixou Freddy com tempo suficiente para se dedicar a sua verdadeira vocação. Passou momentos de satisfação construindo uma luva[1] que continha lâminas afiadas nas pontas. Depois de alguns ajustes, chegou o momento de testá-la.
No dia seguinte, vestiu um suéter vermelho e verde e foi para a porta de uma escola. Ele sentiu seus músculo se enrijecerem de tamanha emoção, quando o sino da escola soou. Por um pequeno momento, Freddy pensou em ter uma vida normal - amigos de escola, professores e jogos inocentes de infância. Pensou que talvez fosse errado interferir no desenvolvimento normal de uma criança, cortando seus membros. Mas quando ele viu as crianças abraçando seus pais, percebeu o que realmente tinha que fazer.
Freddy avistou uma menina solitária, enquanto aguardava a chegada de seus pais. Talvez a mãe dela esteja presa no trânsito ou uma fila longa no supermercado a tenha impedido de chegar no horário. Não importa. Ele viu, refletido pela luz solar, a pequena lancheira da menina e notou que havia uma palavra escrita nela: Amy. "Amy?", ele sussurou, mas a menina não parecia ouvir. "Amy", repetiu um pouco mais alto. A linda menina olhou com seus grandes olho cor de laranja. "Venha aqui", disse ele, acenando com a mão esquerda. Ela procurou sua mãe por toda a extensão da rua e não a viu. "Venha aqui.", ele repetiu. A menina vacilou por um momento e então pisou na rua. "Quem é você?" , perguntou a menina de forma doce. "Tio Freddy", ele respondeu e continuou "Sua mãe pediu que eu viesse te buscar." A menina tremeu o corpo todo e disse: "Eu não tenho um tio chamado Freddy!" "Agora você tem", ele disse e cobriu a boca da menina com a mão esquerda, enquanto a direita rasgou a barriguinha da menina com as lãminas da luva. Freddy sentiu alegria por fazê-la sangrar. Como era fácil e divertido matar! Ele carregou o corpo ensangüentado da menina até seu furgão, sentindo-se vivo como nunca. O corpo da menina foi escondido no interior da caldeira, onde ele trabalhava. A vida agora para Freddy tinha significado.
Freddy iniciou uma jornada de sangue e horror, raptando crianças e fazendo o mesmo que fez com a pequena Amy. Os métodos variavam, mas o resultado era sempre o mesmo. Ele adorava ver os anúncios de crianças desaparecidas no jornal local, mas queria que as pessoas soubessem que as crianças estavam mortas.
As pistas deixadas pelo assassino fizeram com que o tenente Thompsons encontrasse os corpos das crianças já em estado de putrefação. Freddy foi preso e o povo da cidade agora sabia quem era o responsável pela matança. O defensor público que dirigiu o caso estava bem preparado e descobriu que havia um erro na prisão do suposto assassino. As provas não eram suficientes para incriminá-lo e assim Freddy foi libertado. Então, o assassino percebeu que era o momento de se mudar. Há outras cidades e outras crianças no mundo, por que ficar só em Springwood? Freddy jurou que não seria fácil pegá-lo novamente. Porém, nesse mesmo dia, durante a noite, ele ouviu os gritos do povo. Os moradores furiosos, conduzidos pelo tenente Thompson e sua esposa Marge, haviam decidido se vingar do cruel assassino. Os Thompsons e os vizinhos da rua Elm colocaram gasolina no local onde Freddy passava suas noites e colocaram fogo. Nenhuma outra criança seria aterrorizada por Freddy Krueger. O público vibrou ao vê-lo em chamas, jurando vingança. Com um último grito, Freddy correu em direção às chamas e desapareceu. O corpo nunca foi achado.
"Eu acredito que nunca mais ouviremos falar de Freddy Krueger", disse Marge Thompson, respirando aliviadamente enquanto examinava a luva do assassino. Entretanto, Marge estava errada. Freddy iria regressar.....para o pesadelo recomeçar.

 

Poderes e habilidades

Freddy Krueger é descrito como um "demônio do sonho" e tem grandes poderes sobrenaturais como: Atributos físicos super-humanos, imortalidade, fator de cura acelerado, teletransporte, transforma objetos do sonho de suas vítimas, ele é capaz de tornar a si mesmo e/ou qualquer parte do seu corpo em qualquer coisa que ele queira, e a habilidade mais conhecida, ele é capaz de afetar suas vítimas em seus sonhos e, " como uma espécie de vodu", deixar marcas e cicatrizes em seus corpos físicos (Ex: uma garota sonha com o Freddy, e este transforma o seu braço em uma cabeça de dragão, e "cuspa" fogo na menina, no mundo real ela vai pegar fogo!).

 

Fraquezas

Freddy tem 3 fraquezas conhecidas:
A primeira é que, se ele é trazido para o mundo real, os seus poderes gradualmente diminuem ou desaparecem, e ele se torna mortal. Para trazer ele para o mundo real, uma pessoa tem de agarrar fisicamente Freddy em seus sonhos e em seguida despertar o que consiste em uma tarefa difícil, principalmente porque quando Krueger está em um sonho, ele é muitas vezes escorregadio e geralmente quando uma pessoa está sonhando com ele ela tem um sono muito mais profundo do que o normal. Krueger é extremamente perigoso e, por isso, quando ele passa a chegar o suficientemente perto para ser tocado em um sonho, ele esta muitas vezes à beira de matar sua vítima. Muitas vezes, a pessoa deve estar agarrando Freddy e as pessoas em torna dela a despertaram ele/ela violentamente a fim de garantir que ele/ela não morram em poucos segundos. Quando Krueger está no mundo real, ele pode ser morto.
O segundo ponto fraco é, na realidade, só o poder dos "power of vivid dreamers", pessoas que conseguem ganhar controle total de todos os seus sonhos através do sonho lucido.Dois exemplos disso são, em Dream Master, quando Alice foi capaz de combater e derrotar Krueger, e quando em Freddy Vs Jason, não tendo sido Freddy capaz de matar Jason no seu sonho, possivelmente devido a Jason ter o conhecimento de sua própria imortalidade.
O terceiro ponto fraco é bravura, uma vez que é o receio de lhe dá força. Ao confrontar Krueger e indicar que você não está mais com medo dele, ele poderia ser Varrido / Banido. Esse é o modo como Krueger foi derrotado no primeiro filme.
Sugere-se igualmente ao longo de todo o filmes que Freddy está vulnerável a água benta, devido às evidentes conotações religiosas, e de fogo, sendo este o método original de sua morte. As séries televisivas Freddy's Nightmares e do filme Pesadelo Final: A Morte de Freddy estado também não está em condições de propagação da sua influência fora de Springwood (fato contradito em Freddy vs Jason, no qual mesmo estando fraco, o Freddy foi capaz de entrar no sonho de Jason que estava fora dos limites de Springwood).

Filmografia



Elenco

  • Heather Langenkamp como Nancy Thompson: Nancy Thompson é uma adolescente inteligente que recentemente vem sendo atormentada por estranhos sonhos de um homem vestindo um sujo suéter verde e vermelho, mas tarde, revelado ser Freddy Krueger.
  • Robert Englund como Freddy Krueger: Krueger é um assassino de crianças que matou, ao menos, vinte crianças uma década antes da data apresentada no filme. Furiosos, os pais das crianças, em busca de vingança, o queimaram vivo em uma caldeira que Freddy mantinha escondida em sua casa, após ter sido libertado da cadeia por questões técnicas. Agora, ele retorna do mundo dos mortos e parece estar manipulando, por vingança, o sonhos dos filhos daqueles que o mataram.
  • John Saxon como Tenente Donald Thompson: Pai de Nancy e o tenente da polícia local.
  • Ronee Blakley como Marge Thompson: A mãe amorosa e alcoólatra de Nancy.
  • Amanda Wyss como Tina Gray: Tina é a melhor amiga de Nancy e, assim como seus amigos, está sendo traumatizada por Krueger em seus sonhos.
  • Jsu Garcia como Rod Lane: Rod é o namorado de Tina que foi acusado pelo seu assassinato, por seu a única pessoa presente durante sua morte.
  • Johnny Depp como Glen Lantz: Glen é o namorado de Nancy e, também, está tendo pesadelos, embora ele não reaja tão fortemente a eles como seus amigos e namorada.
  • Joseph Whipp como Sargento Parker, membro da polícia local de Springwood.
  • Joe Unger como Sargento Garcia, membro da polícia local de Springwood.
  • ´Charles Fleischer como Dr. King, médico da clínica médica especializada em sono a quem Nancy procura para ajudá-la com seus pesadelos.
  • Lin Shaye como professor da escola local de Springwood, onde os adolescentes do filme estudam.
  • Mimi Craven como enfermeira da clínica médica especializada em sono.
  • Jack Shea como Ministro.
  • Ed Call como Sr. Lantz: o pai de Glen.
  • Sandy Lipton como Sra. Lantz: a mãe de Glen.


 

 

 

 

 

2 comentários: